Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Alfabetização e Letramento na Educação Básica é lançado por docentes do Campus Universitário do Tocantins/Cametá-UFPA

• Publicado: Segunda, 23 de Novembro de 2020, 19h48
  • Última atualização em Segunda, 23 de Novembro de 2020, 20h01

Na manhã de 06 de novembro de 2020, no Auditório Alberto Mocbel do Campus Universitário do Tocantins/Cametá-UFPA, foi lançado o projeto “Alfabetização e Letramento na Educação Básica: da formação de professores à formação de leitoras”, coordenado pela Profa. Dra. Maria Lucilena Gonzaga Costa, ligada à Faculdade de Letras Língua Portuguesa e Coordenadora de Extensão do Campus, e pelo Prof. Dr. João Batista do Carmo Silva, ligado à Faculdade de Educação e Diretor dessa subunidade.

Seguindo protocolos de biossegurança, dado o contexto da pandemia por coronavírus, o evento reuniu presencialmente os coordenadores do projeto, a coordenação do Campus, Prof. Dr. Doriedson Rodrigues, assim como discentes bolsistas das duas faculdades e professores supervisores da Escola Municipal de Ensino Fundamental General Osório, onde será desenvolvido o projeto, por um período de dezoito meses. A Escola General Osório, representada pela Professora Sandra Helena Carvalho Gonçalves, assinou, em 2019, Termo de Cooperação com o Campus Universitário do Tocantins/Cametá, sendo as ações decorrentes desse projeto uma das materializações dessa cooperação.

“Alfabetização e Letramento na Educação Básica: da formação de professores à formação de leitoras” resulta de aprovação em edital lançado pela Universidade Federal do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) e da Diretoria de Apoio a Docentes e Discentes (DADD), que possibilitou a seleção de subprojetos para composição do Projeto Institucional do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), a partir da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

O Edital pautou projetos de iniciação à docência que estimulassem a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica. É nessa perspectiva que “Alfabetização e Letramento [...]” objetiva a formação docente dos alunos de Licenciatura em Letras e Pedagogia, no que tange à área da Educação de Jovens e Adultos, promovendo a integração entre a Educação Superior e a Educação Básica.

Para professora Maria Lucilena Gonzaga Costa Tavares, o projeto oportuniza aos estudantes de Letras e Pedagogia experienciar o ambiente escolar, a fim de melhor compreender o contexto dos alunos, em especial os da Educação de Jovens e Adultos (EJA), público alvo do subprojeto, além de contribuir com a Escola e com os docentes que atuam nessa modalidade de ensino. Professor João Batista do Carmo Silva destaca que o projeto reforça a identidade docente dos cursos de Licenciatura em Letras e Pedagogia, por meio de uma aproximação teórico-prática de caráter interdisciplinar, com escolas de educação básica, por meio de atividades pedagógicas, didáticas que potencializam as ações acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas nos cursos, na busca da formação de professores com competência técnica e cada vez mais comprometidos ética e politicamente com uma concepção de educação humanizadora.

A coordenação do Campus, prof. Doriedson Rodrigues, destacou a importância do projeto para os processos de formação humana desenvolvidos pelas duas faculdades, oportunizando mais ainda a entrada de estudantes para vivenciarem, em integração, as relações entre o prescrito-vivido nas experiências de qualificação no e a partir do contexto escolar e universitário, além de parabenizar os coordenadores pela proposição e o envolvimento dos discentes e da escola com a abertura de seus espaços para o debate, a integração e construção de formação em unidade escola-universidade-vida.

Sobre o Projeto:

Discentes-bolsistas envolvidos: Andreia Duarte Moraes, José Carlos Pompeu dos Prazeres, Marília Garcia Wanzeler, Vanusse Valente Coelho, Ana Paula de Sousa Serrao, Brian Fiel Melo, Ediellem Cassia Alves e Alves, Elk de Novaes Costa, Kevin Juan Fiel Melo, Madson Jesus Farias Trindade, Paulo Victor Veloso, Richarly Cruz Pinheiro.

Coordenadores de Área: Profa. Dra. Maria Lucilena Gonzaga Costa e Prof. Dr. João Batista do Carmo Silva

Professores Supervisores: Sandra Helena Carvalho Gonçalves e Tereza Cristina Veloso Pantoja.

Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental General Osório.

Projeto-Alfabetizacao-e-Letramento-na-Educacao_img4.jpeg

Projeto-Alfabetizacao-e-Letramento-na-Educacao/img2