Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Matemática
Início do conteúdo da página

Faculdade de Matemática

Publicado: Sexta, 16 de Setembro de 2016, 01h56 | Última atualização em Terça, 18 de Fevereiro de 2020, 14h41

FACULDADE DE MATEMÁTICA – FAMAT é uma subunidade acadêmica do Campus Universitário do Tocantins/Cametá (CUNTINS), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Encontra-se sediada no Município de Cametá e é responsável pela formação inicial em Matemática em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação didático-pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e formação continuada em Matemática, de profissionais do magistério para educação básica. É gerida por um Diretor e um Vice-Diretor, sendo o Conselho da Faculdade de Matemática o seu órgão colegiado máximo, de caráter consultivo e deliberativo.

Histórico

O Curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Matemática (FAMAT) do Campus Universitário do Tocantins/Cametá tem raízes no projeto de interiorização da UFPA, na administração do reitor José Seixas Lourenço, na coordenação administrativa do técnico-administrativo Jorge Dias da Cunha. Em outubro de 1987, ocorreu o primeiro processo seletivo para o município de Cametá. Neste ano foram ofertadas 50 vagas em cada um dos cursos de Licenciatura: Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia, que funcionaram em regime intervalar.

O curso de Licenciatura em Matemática desde sua implantação no município de Cametá, na modalidade presencial, passou a ser ofertado regularmente de forma flexibilizada, primeiramente pela Faculdade de Matemática de Belém e, posteriormente, pela Faculdade de Matemática de Abaetetuba.

Em agosto de 2009, o CUNTINS constituiu a Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FACEN), formada por dois cursos de licenciatura: Matemática e Ciências Naturais. Com a implantação do curso de Sistemas da Informação em 2010, este passou a constituir a FACEN. No período de 2009 a 2011 o curso de Licenciatura em Matemática formou seu próprio quadro docente. Em 2011 o curso de Ciências Naturais foi desvinculado da FACEN passando a formar, juntamente com o recém-criado curso de Agronomia, outra faculdade. Assim, os cursos de Licenciatura em Matemática e Sistema da Informação passaram a constituir a, então chamada, Faculdade de Ciências Exatas (FACE). Também, em 2011, o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do curso Licenciatura em Matemática foi aprovado pelo CONSEPE/UFPA através da Resolução N. 4.185, de 28 de setembro de 2011. Finalmente, em 2012, foi implantada a Faculdade de Matemática (FAMAT) responsável por ofertar os cursos de licenciatura e pós-graduação em Matemática e áreas afins no CUNTINS/UFPA na sede, município de Cametá, e em seus polos nos municípios de Limoeiro do Ajuru, Mocajuba e Baião.

A FAMAT, atualmente oferta o curso de Licenciatura em Matemática na sede do CUNTINS e em seus polos nos municípios de Limoeiro do Ajuru, Mocajuba e Oeiras do Pará bem como pós-graduação lato sensu em Ensino de Matemática. Seu quadro docente conta com 07 professores efetivos, em regime de dedicação exclusiva, sendo todos doutores, atuando nas seguintes subáreas: Cálculo (03 professores), Matemática Aplicada (02 professores) e Educação Matemática (02 professores).

Direção da Faculdade

Diretor

Prof. Dr. Denivaldo Pantoja da Silva – Portaria N° 568/2020

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0767953869085054

Vice-Diretora

Profa Dra. Elany da Silva Maciel – Portaria N° 568/2020

Currículo Lattes: http:// lattes.cnpq.br/3728848550007953

 

Secretaria da Faculdade

Secretário

Romulo Everton de Carvalho Moia
Assistente em Administração

 

Bolsista/PROAD

Marlon Ferreira Xavier

 

Horário de funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

 

Endereço e contato

Prédio da Administração Professora Maria Cordeiro de Castro (2º andar)
Trav. Pe. Antônio Franco, 2617 - Bairro da Matinha
CEP 68400-000    Cametá-PA

Telefone: (91) 3781-1182 (Ramais 210 e 211)
E-mail: rubenvaldop @ yahoo.com.br

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página