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Curso de Geografia

Publicado: Sábado, 17 de Setembro de 2016, 01h05 | Última atualização em Terça, 11 de Abril de 2017, 16h30 | Acessos: 271

Configuração do Curso

Aprovado pela Resolução nº 8/2013.

Denominação do Curso LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Área Ciências Humanas
Modalidade(s) Presencial
Natureza Graduação
Oferta de disciplinas Semestral
Unidade Responsável Campus Universitário do Tocantins/Cametá
Coordenação Faculdade de Geografia
Carga horária total do Curso  3.073 h
Turno(s) de funcionamento Manhã / Tarde (regime intensivo) e noite (regime regular)
Duração Integralização prevista para 08 (oito) períodos
Curso presente no(s) município(s) de Cametá, Mocajuba e Oeiras do Pará

 

Objetivos do Curso

Formar licenciados críticos e comprometido com o conhecimento geográfico, capazes de desempenhar suas habilitações com eficiência na docência da educação básica e realizar pesquisas em Ensino de Geografia, coordenar e supervisiona equipes de trabalho. Além de: formar profissionais para a análise, crítica, proposição e atuação no campo das políticas e práticas educacionais, especialmente relacionadas a educação básica; a) Compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia; b) Dominar e aprimorar as ferramentas e métodos científicos pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico.

 

Perfil do Profissional

O Licenciado em Geografia é responsável por ministrar aulas de Geografia nas séries do Ensino Fundamental e Médio. Realizar assessoria pedagógica na área de Geografia e está capacitado para ministrar cursos de curta duração em temas pertinentes às áreas de estudo afins à Geografia. Desenvolver projetos de pesquisas em educação e ensino de Geografia e educação brasileira. Atuar ainda no reconhecimento, levantamento, planejamento e pesquisa nas áreas da Geografia Física e Geografia Humana, considerando o ambiente urbano e rural nas caracterizações das unidades de estudos geográficos em escala nacional, regional e local, atinentes às questões ambientais; condições hidrológicas e fluviais; estudos de impactos ambientais e relatórios de impactos ao meio ambiente; mapeamento e gerenciamento de informações geográficas.

 

Área(s) de Atuação

O profissional formado em Geografia atua em:

- Redes de ensino público e privada da educação básica.
- Faculdades, universidades, institutos federais e demais centros de pesquisas
- Organizações não- governamentais.
- Empresas de consultoria em assuntos educacionais, logísticos e de Planejamento
- Forças armadas.
- Instituições públicas de natureza diversa tais como IBGE, Ministério da Integração, das Cidades e Planejamento.


Competências e Habilidades do Profissional

Dentre as Competências e Habilidades vislumbradas pelo Curso de Geografia do campus de Cametá estão: a) Compreender o papel social da educação e atuar nos diferentes espaços formativos; b) Conhecer os conteúdos específicos da geografia, aplicando-os nos distintos campos de atuação profissional; c) Desenvolver pesquisas que possibilitem a construção e o aperfeiçoamento de conhecimentos na ciência geográfica; d) Promover ações pedagógicas facilitadoras dos processos educacionais em espaços formais e não formais; e) Identificar e explicar a dimensão geográfica presente nas diversas manifestações do conhecimento; f) Reconhecer as diferentes escalas de ocorrência e manifestação dos fatos, fenômenos e eventos geográficos; g) Planejar e realizar atividades de campo referente à investigação geográfica; h) Trabalhar de maneira integrada e contributiva em equipes multidisciplinares.
No que se espera dos alunos, a partir do exposoto acima: a) o domínio dos conteúdos básicos que são objeto de aprendizagem nos níveis fundamental e médio; b) a capacidade de organizar o conhecimento espacial adequando-o ao processo de ensino-aprendizagem em geografia nos diferentes níveis de ensino; c) além de identificar, descrever, compreender, analisar e representar os sistemas naturais; tendo plena capacidade assim de explicar as diferentes práticas e concepções concernentes ao processo de produção do espaço.


Projeto Pedagógico do Curso

O Projeto Pedagógico do Curso de Geografia está orientado segundo o que dispõe os atos normativos e legais no campo educacional em âmbito nacional e institucional. Dessa forma, naquilo que regulamenta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Projeto Político Pedagógico e o Plano Nacional de Educação (PNE). No âmbito da Instituição, está de acordo com o Estatuto da UFPA, com seu Regimento Geral e com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Segue também as Diretrizes Curriculares para Graduação, instituídas pela Resolução n.º 3.186/CONSEPE, de 28 de junho de 2004, e o Regulamento do Ensino de Graduação, aprovado pela Resolução n.º 3.633/CONSEPE, de 18 de fevereiro de 2008, as Diretrizes Curriculares de formação de professores da Educação Básica e o Parecer CNE/CES 492/2001, atendendo, portanto, à necessidade de adequar a graduação às disposições da legislação vigente.

Link para o PPC

Última atualização em nn/nn/nnnn.


Avaliação do Curso

O Curso encontra-se nem fase de avaliação pelo MEC.

Nota do Curso: ...

 

Histórico do Curso

O Curso de Licenciatura em Geografia do campus Universitário do Tocantins Cametá, existe desde de o ano de 2013, sendo produto da política de expansão das universidades federais encaminhadas pelo Governo Federal (REUNI) nos últimos anos. Atualmente oferece turmas em Cametá (03 turmas), Mocajuba (01 turma) e Oeiras do Pará (01 turma). Possui um universo de 240 alunos em sua composição. O projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Geografia da Faculdade de Geografia do Campus de Cametá se insere no contexto de uma das maiores instituições de ensino da América Latina. A Universidade Federal do Pará (UFPA) traz a experiência de mais de 50 anos de história que apresenta diversas etapas de reestruturação e que sempre esteve norteada nos três grandes pilares da formação acadêmica: o ensino, a pesquisa e a extensão.

 

Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Instituído pela Portaria nº nn/nnnn, o NDE da Faculdade de Geografia está constituído pelos seguintes docentes:

Prof. Msc. Rosivanderson Baia Corrêa
Prof. Msc. José Carlos da Silva Cordovil
Prof. Msc. Marcel Ribeiro Padinha
Prof. Msc. Mário Júnior de Carvalho Arnaud
Prof. Msc. Welington Morais Ferreira

 

 

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