Página inicial > História

Faculdade de História

Publicado: Quinta, 15 de Setembro de 2016, 22h56 | Última atualização em Quarta, 09 de Agosto de 2023, 20h56

A Faculdade de História do Campus Universitário do Tocantins/Cametá – FACHTO oferece Curso de Graduação em Licenciatura Plena em História, bem como chegou a ofertar Pós-graduação latu sensu. Criada institucionalmente pela resolução nº 629, de 24 de outubro de 2007, começou a funcionar de forma independente a partir do primeiro semestre de 2009, pois em anos anteriores o curso era coordenado por Belém.

Atualmente possui um corpo docente altamente capacitado e comprometido com o ensino, à pesquisa e a extensão. De modo geral, são 09 professores efetivos, dos quais os 09 são doutores e doutoras, com Linhas de pesquisa e especialidades diversas.

A Graduação Plena em História forma profissionais licenciados, ou seja, professores de História, aptos a atuar no ensino Fundamental e Médio, com uma extensa bagagem cognitiva relacionada à valores humanos, éticos, de gênero, raciais, entre outros.

Legalmente o Curso possui capacidade máxima para ofertar 80 vagas anuais, mas normalmente admite 40 novos alunos por ano através de processo seletivo. As disciplinas que compõem o curso são distribuídas em 8 blocos/semestres. Dentre estas, os alunos cumpre 04 estágios supervisionados docentes, no qual através de parcerias firmadas com escolas municipais e estaduais, eles estabelecem contato não somente com as teorias que norteiam o saber científico, mas também com a prática docente à qual futuramente estará inserido.

Ao final do curso o formando precisa deixar sua contribuição científica à comunidade acadêmica, que é o Trabalho de Conclusão de Curso-TCC, fruto de pré-projeto, pesquisas e dedicação.

Histórico

A primeira turma do curso de história que funcionou no Campus Universitário do Tocantins/ Cametá (CUNTINS) ingressou no ano de 2005, porém estava vinculada a Faculdade de Historia de Belém, e o curso oferecia duas habilitações: Licenciatura Plena e Bacharelado.

Em 15 de maio de 2009 o Conselho Deliberativo do Campus Universitário do Tocantins (CUNTINS) aprovou a inclusão da Faculdade de História no Regimento Interno do referido Campus, cujo ato foi homologado pela Resolução N. 683, de 09 de setembro de 2010, da Reitoria da UFPA, nos termos dos princípios do REUNI. No mesmo ano foi criado e aprovado o Regimento Interno da Faculdade bem como o Projeto Pedagógico do Curso de História (PPC) tornando-se uma unidade acadêmica autônoma e com gestão própria.

A implantação do curso de História surgiu a partir de uma demanda de professores que necessitavam assegurar a formação em nível de graduação em História, e também pela região do Baixo Tocantins ser portadora de um rico patrimônio histórico que se encontra expresso nas construções, no acervo documental e na apropriação oral e simbólica das populações locais.

Atualmente, a graduação constitui-se de Licenciatura Plena em História, Código: 12073. Está implantado no Campus do Tocantins/Cametá, situado à Rua Padre Antônio Franco, 2417, e é oferecido na na modalidade “regular” e “intervalar”.  É importante mencionar que o curso de História já foi flexibilizado para os municípios de Mocajuba (2009), Tomé-Açú (2011), Baião (2013-2018), Abaetetuba (2015) e Limoeiro do Ajurú (2019).

Direção da Faculdade

Diretor

Prof. Dr. Elias Diniz Sacramento

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2677018539774842

Vice-Diretor

Fábio Tadeu de Melo Pessôa

Titulação máxima: Doutor
Área(s) de interesse: Ensino de História e História Política
Página no SIGAA

Secretaria da Faculdade

Secretário

Osvaldo dos Santos Machado
Assistente em Administração

Bolsista

Carlos dos Santos Caldas
Bolsista PROAD

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Endereço e contato

Prédio Professor Orlando Cassique Sobrinho Alves, Sala 4 (Térreo)
Trav. Pe. Antônio Franco, 2617 - Bairro da Matinha
CEP 68400-000    Cametá-PA