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Curso de Pedagogia

Publicado: Sábado, 17 de Setembro de 2016, 01h04 | Última atualização em Segunda, 24 de Abril de 2017, 18h56 | Acessos: 556

Configuração do Curso

Aprovado pela Resolução nº 4.699/2015.

Denominação do Curso PEDAGOGIA
Área Educação
Modalidade(s) Presencial
Natureza Graduação
Oferta de disciplinas Seriado e nas formas modular e paralela de oferta das atividades curriculares
Unidade Responsável Campus Universitário do Tocantins/Cametá
Coordenação Faculdade de Educação
Carga horária total do Curso 3.235 horas
Turno(s) de funcionamento Manhã / Tarde / Noite
Duração Integralização prevista para 08 (oito) períodos
Curso presente no(s) município(s) de Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Oeiras do Pará

 

Objetivos do Curso

O objetivo do Curso de Licenciatura em Pedagogia é formar profissionais de nível superior para o exercício da docência na Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas e diferentes dimensões do trabalho pedagógico, escolares e não escolares, com competência técnica e compromisso político, de modo a contribuir à elevação da escolaridade e da educação dos sujeitos e à transformação social, em especial da Mesorregião do Nordeste do Pará.

 

Perfil do Profissional

O perfil do egresso desejado pelo Curso de Licenciatura em Pedagogia é de um profissional com domínio de conhecimentos científicos, didáticos, metodológicos e, por meio de ação crítico-reflexiva em relação à educação, de organização referente aos processos pedagógicos, à gestão educacional, à construção da sociedade, da cultura e dos valores éticos inerentes à aprendizagem, presente e atuante em espaços educativos formais e não formais, de forma política e com princípios éticos fundados no respeito, na solidariedade e na cidadania, no apreço ao diálogo e à valorização da vida, comprometido com a pluralidade de culturas e saberes e com a emancipação dos seres humanos.

 

Área(s) de Atuação

O profissional estará capacitado para realizar ações de gestão de processos educativos e da organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino.
O profissional será capaz de reconhecer a importância e buscar a educação continuada por meio de estudos de pós-graduação e participar em eventos que promovam sua atualização sobre as novas tendências teóricas e métodos educacionais.


Competências e Habilidades do Profissional

• Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
• Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
• Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
• Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
• Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
• Ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
• Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
• Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
• Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
• Reconhecer a diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
• Trabalhar em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
• Participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
• Participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
• Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências nãoescolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental- ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
• Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
• Estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.


Projeto Pedagógico do Curso

O presente projeto trata do itinerário formativo do Licenciado em Pedagogia da Universidade Federal do Pará da Faculdade de Educação do Campus Universitário do Tocantins/Cametá. Sua organização em termos de competências e habilidades do pedagogo toma por base os princípios e fundamentos de documentos oficiais dentre os quais da Resolução nº 01 de 30/05/2012-CNE que trata da Educação e dos Direitos Humanos (EDH) a partir do reconhecimento da dignidade inerente ao ser humano e de seus direitos sociais.

PPC aprovado pela Resolução CONSEPE/UFPA n.º 4.699, de 19 de agosto de 2015.

Link para o PPC

Última atualização em 2015.


Avaliação do Curso

A avaliação ocorreu em 2011.

Nota do Curso: 4

 

Histórico do Curso

O curso de Pedagogia que foi, dentre os pioneiros a ser ofertado em regime intensivo no vestibular de 1986, e o primeiro a ser implantado em regime regular no ano de 1994 está sempre tendo demandas, de modo que sua oferta está sendo feita anualmente tanto para o regime extensivo como para o intensivo com turmas na sede e, em polos que funcionam em municípios vizinhos. A qualificação do quadro de professores da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental nessa região se deve ao curso de Pedagogia ofertado UFPA/CUNTINS. O quadro de gestores e de técnicos pedagógicos das escolas e de sistemas como as Secretarias Municipais de Educação no município de Cametá e dos municípios atendidos nas demandas das ofertas de Pedagogia tem se alterado graças aos novos pedagogos.

 

Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Instituído pela Portaria CUNTINS/Cametá nº nn/nnnn, o NDE da Faculdade de Educação está constituído pelos seguintes docentes:

Prof. Dr. João Batista do Carmo Silva (Coordenador)
Prof. Dr. Adalberto Portilho Costa
Prof. Dr. Cézar Luís Seibt
Prof. Dr. Edir Augusto Dias Pereira
Prof. Dr. Eraldo Souza do Carmo
Prof. Dr. José Valdinei Albuquerque Miranda
Profa. Dra. Maria Sueli Corrêa dos Prazeres
Profa. Dra. Odete da Cruz Mendes

 

 

 

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