Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Educação do Campo
Início do conteúdo da página

Faculdade de Educação do Campo

Publicado: Sexta, 16 de Setembro de 2016, 01h56 | Última atualização em Quinta, 08 de Outubro de 2020, 14h14

Descrição do curso

O Curso de Licenciatura em Educação do Campo foi aprovado pelo Ministério da Educação em 2013, está vinculado à Faculdade de Educação do Campo (FECAMPO) do Campus Universitário do Tocantins/Cametá-UFPA. Possui flexibilização para os polos de Baião, Oeiras do Pará, Mocajuba, Limoeiro do Ajuru e Distrito de Vila do Carmo. Atualmente, recebe o conceito 4 pelo Ministério da Educação (MEC).

Dados indicadores atuais:

Modalidade do Curso: Licenciatura

Titulação conferida: Licenciado (a) em Educação do Campo, com habilitação em Ciências Agrárias e Ciências da Natureza, para atuar no ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental, e Biologia e Química no Ensino Médio nas escolas do campo.

Duração total do curso: 4 anos e meio

Integralização curricular: 09 semestres

Carga Horária Total: 4.369 hora(s)

Turno: integral

Número de vagas anuais: 40 (por polo)

Período Letivo: Alternância pedagógica

Campos de Atuação Profissional

Além de atuar na licenciatura, o profissional Licenciado em Educação do Campo poderá exercer a atividade de gestor na organização do trabalho pedagógico e como agente de desenvolvimento em escolas do campo, além de gerir processos educativos escolares e não escolares em espaços como: Casas Familiares Rurais-CFR’s, Escolas Técnicas Agrícolas, nas Escolas Famílias Agrícolas-EFA’s, dentre outros espaços sociais, sintonizados e comprometidos com a participação democrática popular de qualidade, contribuindo com a transformação da educação e da realidade social desses territórios.

 

Direção da Faculdade

Diretora

Profa. Me. Maria Madalena Freire Corbin

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0103312120739934

Vice-Diretora

Profa. Dra. Gisele do Socorro S. Pompeu

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1325364359318180

Secretaria da Faculdade

Secretária

Idalina Ferreira Caldas
Assistente em Administração

 

Técnico

João Miranda Furtado
Pedagogo

 

Técnico

William de Oliveira e Oliveira
Assistente em Administração

 

Horário de funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

 

Endereço e contato

Prédio Professor Orlando Cassique Sobrinho Alves (1º andar)
Trav. Pe. Antônio Franco, 2617 - Bairro da Matinha
CEP 68400-000    Cametá-PA

Telefone: (91) 3781-1182 (Ramal 239)
E-mail:

Links úteis: [Em construção]

 


Documentos

Material Especialização


Processo Seletivo Simplificado 2019

EDITAL Nº 303

Processo Seletivo Simplificado 2018

Processo Seletivo Simplificado 2017


Cronogramas e Planejamentos


O Corpo Docente da Faculdade de Educação do Campo está composto pelos seguintes professores:

Corpo docente

Cláudia Cristiana Cassol

Titulação: Doutora
Situação Funcional: Efetivo
Área(s) de interesse: Materiais híbridos orgânicos-inorgânicos. Purificação de derivados do petróleo com aplicação de processo de extração seletiva líquido-líquido e sólido-líquido em remoção de compostos aromáticos, nitrogenados e sulfurados. Química Ambiental. Síntese Orgânica em fase Sólida
Página no SIGAA: https://sigaa.ufpa.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=2139055
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1463615615479893

Edfranklin Moreira da Silva

Titulação: Mestre
Situação Funcional: Efetivo
Área(s) de interesse: Agricultura familiar, dendeicultura, sistemas leiteiros, práticas agrícolas e estratégias de produção
Página no SIGAA: https://sigaa.ufpa.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=2336509
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5259957857523185

Edilena Maria Corrêa

Titulação: Doutora
Situação Funcional: Efetivo
Área(s) de interesse: Educação do Campo na Região Tocantina
Página no SIGAA: https://sigaa.ufpa.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=2140460
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2019366890337810

 

Enivaldo Dias Monteiro

Titulação: Mestre
Situação Funcional: Efetivo
Área(s) de interesse: Geografia Física, Ecologia de Paisagem, Agroclimatologia, Geotecnologias aplicadas ao ensino, assim como, práticas e metodologias de ensino em geografia e Educação Ambiental na Educação do Campo
Página no SIGAA: https://sigaa.ufpa.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=2171025
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6786822716548998

 

Fernando Alves de Araújo

Titulação: Doutor
Situação Funcional: Efetivo
Área(s) de interesse: Territórios e Territorialidades Camponesas, Cartografia Participativa como Instrumento de Identidade e Resistência Camponesa, Produção do Espaço e Violência (Direta e Estrutural) no Campo, Ferramentas de Geoprocessamento no Planejamento e Gestão do Espaço Geográfico, Cadastro Territorial Multifinalitário, Cartografia e Geoprocessamento na Pesquisa e na Atuação Docente em Escolas do Campo.
Página no SIGAA: https://sigaa.ufpa.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=5661515
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6021514930693027

Gisele do Socorro dos Santos Pompeu

Titulação máxima: Doutora
Situação Funcional: Efetivo
Área(s) de interesse: Sistemas agroflorestais e agroecologia, com ênfase em agricultura familiar e assistência técnica e extensão rural
Página no SIGAA: https://sigaa.ufpa.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1788180
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1325364359318180

Hellen do Socorro de Araújo Silva

Titulação: Doutora
Situação Funcional: Efetivo
Área(s) de interesse: Formação de professores do campo
Página no SIGAA: https://sigaa.ufpa.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=2272166
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4932105074922888

Lincoln Silva Carneiro

Titulação: Doutor
Situação Funcional: Efetivo
Área(s) de interesse: Docente do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZOOL) convênio Universidade Federal do Pará (UFPA) e Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). Tem experiência nas áreas de Zoologia, Ecologia e Biologia molecular, com ênfase em Ornitologia, atuando principalmente nas seguintes áreas: biogeografia, conservação, ecologia de comunidades, inventários de fauna e Educação.
Página no SIGAA: http://docente.ufpa.br/lscarneiro
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4455914557656334

Manoel Leão Lopes Júnior

Titulação: Doutor
Situação Funcional: Efetivo
Área(s) de interesse: Química de produtos naturais, química de microorganismos
Página no SIGAA: https://sigaa.ufpa.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=2179215
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1527237878128348

 

Maria do Socorro Dias Pinheiro

Titulação: Mestre
Situação Funcional: Efetivo
Área(s) de interesse: Currículo, prática pedagógica, educação do campo (multissérie) e educação ribeirinha
Página no SIGAA: https://sigaa.ufpa.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=2495730
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7850316457132758

Maria Madalena Freire Corbin

Titulação: Mestre
Situação Funcional: Efetivo
Área(s) de interesse: Desenvolvimento rural, trabalho e gestão territorial na Amazônia Oriental
Página no SIGAA: https://sigaa.ufpa.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1853054
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0103312120739934

Oscar Ferreira Barros

Titulação: Mestre
Situação Funcional: Efetivo
Área(s) de interesse: Educação do Campo, Escolas Multisseriadas, EJA, Currículo e Planejamento, Didática, Organização do Trabalho Pedagógico, Pesquisa Educacional e Educação em Espaços Não Escolares
Página no SIGAA: https://sigaa.ufpa.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1768607
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4385852230831352

 

Silvaneide Santos de Queiroz Côrte Brilho

Titulação: Doutora
Situação Funcional: Efetivo
Área(s) de interesse: Desenvolvimento Rural Sustentável; Desenvolvimento Local; Agricultura Familiar; Agroecologia; Economia Ecológica; Economia Solidária; Economia Camponesa
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0855952974118408

Tiago Corrêa Saboia

Titulação: Mestre
Situação Funcional: Efetivo
Área(s) de interesse: Ensino de Ciências, principalmente de Biologia
Página no SIGAA: https://sigaa.ufpa.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=2190080
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4412152154460724

Waldma Maíra Menezes de Oliveira

Titulação: Mestre
Situação Funcional: Efetivo
Área(s) de interesse: Educação, Educação Inclusiva, com ênfase na Surdez
Página no SIGAA: https://sigaa.ufpa.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=2135605
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9969566482712444

Núcleo Docente Estruturante (NDE)

O NDE da Faculdade de Educação do Campo está constituído pelos seguintes docentes:

Profa. Dra. Cláudia Cristiana Cassol
Profa. Dra. Edilena Maria Corrêa
Prof. Me. Enivaldo Dias Monteiro
Prof. Me. Edfranklin Moreira da Silva
Prof. Dr. Fernando Alves de Araújo
Profa. Dra. Gisele Pompeu
Profa. Dra. Hellen do Socorro de Araújo Silva
Prof. Dr. Lincoln Silva Carneiro
Profa. Me. Maria Madalena Costa Freire Corbin
Prof. Dr. Manoel Leão Lopes Júnior
Profa. Me. Maria do Socorro Dias Pinheiro
Profa. Dra. Silvaneide Santos de Queiroz Côrte Brilho
Prof. Me. Oscar Ferreira Barros
Prof. Me. Tiago Corrêa Saboia
Profa. Me. Waldma Maíra Menezes de Oliveira

 

 


 

A Faculdade de Educação do Campo, por meio de seus docentes, possui os seguintes projetos de pesquisa e de extensão:

 

Projetos

 

Profa. Dra. Gisele do Socorro dos Santos Pompeu

 

Projeto de Pesquisa

2019- Atual

Título: Sistemas agroflorestais como alternativa agroecológica na agricultura familiar do Baixo Tocantins. 

Descrição: A produção do açaí através do monocultivo aumentou na agricultura familiar no Território do Baixo Tocantins, especialmente pela possibilidade de produzir a curto e médio prazo, porém, tais modificações desconsideram os saberes locais e, geram implicações de ordem socioambiental, econômica e cultural comprometendo a sustentabilidade dos sistemas produtivos e das famílias agricultoras. A dinâmica econômica dos municípios de Cametá e Igarapé-Miri, localizados no território do Baixo Tocantins, estado do Pará é fortemente baseada na produção do açaí (Euterpe oleraceae Mart.), especialmente nas áreas de várzea. Entretanto, os impactos negativos do avanço da monocultura empresarial do fruto têm ocasionado a redução na diversidade de espécies nos sistemas praticados pelas famílias. As populações que vivem nas comunidades ribeirinhas destes Municípios praticam seu modo de vida atrelado aos conhecimentos tradicionais, que envolvem um saber diversificado sobre o ambiente vivido, resultado de uma intensa relação entre o agricultor e a natureza no manejo sustentável dos recursos naturais. Desta forma, surge à busca por um ambiente que seja favorável a sua produção, como a seleção das variadas espécies, práticas de manejo através de observações cotidianas adaptadas à realidade local. O objetivo desta pesquisa é investigar as práticas agroecológicas desenvolvidas por agricultores familiares nos sistemas agroflorestais no Território do Baixo Tocantins.

Integrantes: Gisele do Socorro dos S. Pompeu (coordenadora); Luciano Peres Correa; Joana carvalho Souza.

 

Profa. Dra. Hellen do Socorro de Araújo Silva

 

Projeto de Pesquisa

2018 - Atual

Título: O Curso de Licenciatura em Educação do Campo e os Impactos da Formação dos Educadores do Campo na Comunidade de Vila do Carmo no Município de Cametá-PA.

Descrição: O projeto de pesquisa ora apresentado objetiva desenvolver estudos sobre o curso de Licenciatura em Educação do Campo e seus impactos na formação dos educadores do campo no território da Amazônia Tocantina, pretende-se desenvolver está pesquisa a partir de duas frentes de atuação: a primeira visa investigar a expansão da educação superior do campo, com destaque papara as áreas de ciências agrárias e formação de educadores, considerando os processos culturais, as estratégias de socialização e as relações de trabalho vividas pelos sujeitos do campo em suas lutas cotidianas. A segunda frente versa sobre os impactos do curso de Licenciatura em Educação do Campo na formação dos educadores que participam do momento formativo na Universidade Federal do Pará (UFPA) no Campus do Tocantins na comunidade de Vila do Carmo no município de Cametá-PA. Nossa intenção de pesquisa é nos aproximar dos sujeitos sociais que protagonizam a implementação desta política pública, para isso buscamos também investigar a relação dos movimentos sociais, Fóruns regionais que contribuem para o fortalecimento do curso e também as articulações com o poder público na interface com a universidade. Com base nestas colocações nos ancoramos nas seguintes questões/problemas: Quais os impactos do curso de Licenciatura em Educação do Campo no processo de formação dos educadores do campo na Comunidade de Vila do Carmo no município de Cametá - PA? Como as narrativas dos estudantes e comunidade expressam suas impressões sobre a trajetória e as contribuições do curso de Licenciatura em Educação do Campo nem Vila do Carmo? Estas problemáticas tem nos instigado a nos aproximar do contexto da prática onde os cursos tem sido executado considerando as percepções dos sujeitos envolvidos.

Integrantes: Hellen do Socorro de Araújo Silva (Responsável); Joana Laura Cota Corrêa; Solaine Pinto Coelho; Joyce Alves Vieira; Laura Sophia Cruz de Andrade
Número de produções C,T & A: 36/ Número de orientações: 1;

 

Projeto de Ensino

2020 - Atual

Tema: PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A transversalidade no ensino de matemática e ciências por meio de práticas socioculturais

Descrição: Com base no que determina o Programa Residência Pedagógica de induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de Educação Básica, este subprojeto busca explorar a transversalidade, em sentido amplo, propondo atividades interdisciplinares de ensino articuladas por meio de práticas socioculturais presentes em diferentes contextos da Amazônia aos discentes dos cursos de Licenciatura em Matemática/UFPA e Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências para promover o desenvolvimento de projetos interdisciplinares de tal modo que possa configurar em propostas de ação didática para o ensino de matemática e das ciências na educação básica, e, assegurar o caráter formativo, imanente da relação teoria-prática, do processo de ensino e aprendizagem da matemática e das ciências em geral.
Situação: Em andamento Natureza: Projeto de ensino
É um projeto em cooperação com: Agência de fomento.
O projeto possui ações inovadoras no(a): Ensino Fundamental(1o grau), Ensino Médio(2o grau) e Graduação.
Em relação a temática: Ensino e aprendizagem, Projetos de curso, Formação inicial ou continuada de professores, Ação inclusiva, Integração social(escola, familia, comunidade), Projeto de Intervenção e Avaliação.
Objetivos e metas: As ações desta proposta de subprojeto tem caráter formativo tendo em vista o percurso de formação inicial dos licenciandos e os processos de ensino e aprendizagem da matemática e ciências, deverão seguir o proposto no plano do programa institucional residência pedagógica com vigência de 18 (dezoito) meses com carga horária total de 414 (quatrocentos e quatorze) horas de atividades, organizadas em 3 (três) módulos de 6 (seis) meses com carga horária de 138 (cento e trinta e oito) horas cada módulo, de modo a cumpri os objetivos específicos descritos. Modulo 1: Ações formativas iniciais.

Alunos envolvidos: Ensino Fundamental (1º grau) (30); Ensino Médio (2º grau) (30); Graduação (8); Mestrado acadêmico (1);
Integrantes: Hellen do Socorro de Araújo Silva (Responsável); Tiago Corrêa Sabóia.


Publicações

Prof. Me. Edfranklin Moreira da Silva

ARTIGOS EM PERIÓDICOS

                                                                                       

Título: L’açaí en Amazonie : la diversité des goûts au cœur de la coexistence de circuits courts et globaux

Autores: Nathalie Cialdella, Edfranklin Silva, Livia Navegantes-Alves et. Janaina Deane De Abreu Sá Diniz

Periódico: ECONOMIE RURALE (PARIS), v. 367, p. 61-78, 2019. ISSN 2105-2581

DOI: https://doi.org/10.4000/economierurale.6525

Disponível em: http://journals.openedition.org/economierurale/6525

 

Título: Organização e Diversidade Dos Sistemas De Produção De Agricultores Familiares Integrados À Agroindústria De Dendê No Nordeste Paraense

Autores: Edfranklin Moreira da Silva, Lívia de Freitas Navegantes Alves

Periódico: REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL, v. 14, p. 166-192, 2018.ISSN 1809-239X

Disponiível em: https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/3473

 

Título: O Trabalho Como Princípio Educativo Em Sistemas De Produção Familiar

Autores: Edfranklin Moreira da Silva, Maria Madalena Freire Corbin, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Silvaneide Santos de Queiroz Côrte Brilho

Periódico: RTPS – Rev. Trabalho, Política e Sociedade, Vol. III, nº 04, p. 125-150, jan.-jun./2018. ISSN 2526-2319. DOI: https://doi.org/10.29404/rtps-v3i4.3800

Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index.php/RTPS/article/view/290

 

Título: Transformações nos sistemas de produção familiares diante a implantação do cultivo de dendê na Amazônia Oriental.

Autores: Edfranklin Moreira da Silva, Lívia de Freitas Navegantes-Alves

Periódico: DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (UFPR), v. 40, p. 345-364, 2017. ISSN: 1518-952X

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v40i0.47330

Disponível em: https://revistas.ufpr.br/made/article/view/47330

 

Título: A ocupação do espaço pela dendeicultura e seus efeitos na produção agrícola familiar na Amazônia Oriental.

Autores: Edfranklin Moreira da Silva, Lívia Navegantes-Alves

Periódico: CONFINS (PARIS), v. 1, p. 1-20, 2017. ISSN 1958-9212. DOI: https://doi.org/10.4000/confins.11843

Disponível em: http://journals.openedition.org/confins/11843

 

Título: A qualidade do leite produzido em sistemas leiteiros familiares no município de Altamira, Pará.

Autores: Edfranklin Moreira da Silva; Soraya Abreu de Carvalho; Ulisses Brigatto Albino

Periódico: AMAZÔNIA (BANCO DA AMAZÔNIA. 2005), v. 11, p. 79-96, 2015

ISSN 1809-4058.

Disponível em:

https://www.bancoamazonia.com.br/index.php/component/edocman/revista-amazonia-ciencia-e-desenvolvimento-edicao-21/viewdocument?Itemid=

 

Prof. Dr. Fernando Alves de Araújo

ARTIGOS EM PERIÓDICOS

Título: SEGURANÇA PÚBLICA, CRIMINALIDADE, VIOLÊNCIA E (RE)PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO: UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE SUA RELAÇÃO.

Autores: Fernando Alves de Araújo, Clay Anderson Nunes Chagas

Periódico: Revista Formação (Online) – v.27, n.51 (2020).

Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/formacao/article/view/6426

 

Título: EROSÃO DA ORLA COSTEIRA GRANDE-BISPO, ILHA DE MOSQUEIRO, BELÉM - PA, ATRAVÉS DA ANÁLISE DE INDICADORES

Autores: Carmena Ferreira de França, Rhuan Rodrigo Pereira e Silva, José Luiz do Amaral Ferreira Júnior, Fernando Alves de Araújo

Periódico: Revista Geografia Ensino & Pesquisa- v. 24 (2020) – Publicação Contínua.

Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/33940

 

Título: AVALIAÇÃO DE RISCO DE DESASTRES NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PURUS (BRASIL) COM BASE EM ÍNDICES COMPOSTOS

Autores: Denise Marini Pereira, Claudio Fabian Szlafsztein e Fernando Alves de Araújo.

Periódico: Revista da ANPEGE – V. 12 (2016), p. 167-190

Disponível em: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6418

 

CAPÍTULO DE LIVRO

A REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA DO ROTEIRO GEO-TURÍSTICO DA CIDADE VELHA EM BELÉM-PA: BASES TEÓRICAS E METODOLOGIA. In: Geografia, Patrimônio & Turismo na Amazônia Brasileira: Projeto Roteiro Geo-Turístico em Belém do Pará (Organizadores: Maria Goretti Tavares, Hugo Rogério Serra e Agenor Pacheco) Pró-Reitoria de Extensão (UFPA) – 2019.

Autores: Fernando Araújo e Débora Serra.

 

TRABALHOS PUBLICADOS EM ANAIS DE CONGRESSOS

Título: APROPRIAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS NA AMAZÔNIA: DEPENDÊNCIA, ESPOLIAÇÃO E SAQUE

Anais do XXIC Encontro Nacional de Economia Política – Vitória (2019)

Autores: Indira Cavalcante da Rocha Marques, Gilberto de Souza Marques e Fernando Alves de Araújo

Disponível em: https://sep.org.br/anais/2019/Sessoes-Ordinarias/Sessao3.Mesas21_30/Mesa30/303.pdf

 

PRODUÇÕES EM SITES DE ONG

 

- Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE) – Notícias: “Mapa traz panorama da mineração em territórios de comunidades tradicionais” (Março 2019)

MAPA DE TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS, PROCESSOS MINERÁRIOS, UNIDADES DE CONSERVAÇÃOE  TERRAS INDÍGENAS NO PARÁ – 2018.

Autores: Fernando Alves de Araújo, Indira Rocha Marques e Gilberto de Souza Marques.

Disponível em: https://ibase.br/pt/noticias/mapa-traz-panorama-da-mineracao-em-territorios-de-comunidades-tradicionais/https://ibase.br/pt/wp-content/uploads/dlm_uploads/2019/03/8_Mapa_Minera%C3%A7%C3%A3o_Par%C3%A1.jpg.

 

Prof. Dra. Gisele do Socorro dos Santos Pompeu

ARTIGOS EM PERIÓDICOS

 

Título: Adoption of agroforestry systems by smallholders in brazilian amazona.

Autores: Gisele do Socorro Santos Pompeu, Leonilde Santos Rosa, Mônica Mota Santos, Rozi Silva Modesto , Thiago Almeida Vieira.

Periódico: Tropical and Subtropical Agroecosystems, 15 (2012): 165-172.

Disponível em: http://www.revista.ccba.uady.mx/ojs/index.php/TSA/article/view/679

 

Título: Percepção de agricultores familiares e empresariais de Tomé-Açu, Pará, Brasil sobre os Sistemas de Agrofloresta

Autores: Gisele do Socorro dos Santos Pompeu ; Osvaldo Ryohei Kato; Ruth Helena Cristo Almeida.

Periódico: Sustentabilidade em Debate. v. 8, n.3, p. 152-166, dez/2017doi:10.18472/SustDeb.v8n3.2017.24197

Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/sust/article/view/16671/14957

 

Título: Manejo dos Sistemas Agroflorestais em Tomé-Açu, Pará: Utilização dos Resíduos de Poda.

Autores: Gisele do Socorro dos Santos Pompeu ; Osvaldo Ryohei Kato ; José Virgílio de Oliveira Moura ; Marinalva Cardoso Maciel.

Periódico: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável v.13, n.2, p.217-228, abr.-jun., 2018. ISSN 1981-8203. DOI: http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v13i2.5604

Disponível em: http://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS

 

TESE

Título: Sistemas Agroflorestais: manejo, sustentabilidade e percepção ambiental dos agricultores de Tomé-Açu, Pará, Brasil.

Autora: Gisele do Socorro dos Santos Pompeu Local: Universidade Federal Rural Da Amazônia. Belém, 2008. 108p. Tese (Doutorado em Ciências Florestais).

 

EVENTO COM RESUMOS

Título: Percepção agroflorestal na agricultura familiar no Território do Baixo Tocantins”.

Autor: Joana Carvalho de Souza; Gisele do Socorro dos Santos Pompeu,

Local: 30º Seminário de Iniciação Científica do Campus Universitário do Tocantins/Cametá,

Título: Manejo e diversidade agroflorestal na agricultura familiar do Território do Baixo Tocantins”.

Autor: Luciano Peres Correa, orientada; Gisele do Socorro dos Santos Pompeu.

Local: 30º Seminário de Iniciação Científica do Campus Universitário do Tocantins/Cametá.

 

Profa. Dra. Hellen do Socorro de Araújo Silva

 

ARTIGOS COMPLETOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS

 

 SILVA, HELLEN DO SOCORRO DE ARAÚJOCORRÊA, Joana Laura Cota
Histórias de vidas dos povos do campo contadas por vozes da r-existência: os desafios das práticas curriculares na afirmação das identidades na LEDOC-Cametá-UFPA. HUMANIDADES & INOVAÇÃO. , v.06, p.191 - 201, 2019.

    HAGE, SALOMÃO ANTÔNIO MUFARREJMOLINA, Mônica CastagnaSILVA, HELLEN DO SOCORRO DE ARAUJOANJOS, MAURA PEREIRA DOS
O direito à educação superior e a licenciatura em educação do campo no Pará: riscos e potencialidades de sua institucionalização. ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE). , v.40, p.37675 - 2, 2018.

    SILVA, H. S. A.SILVA, Edfranklin MoreiraBRILHO, Silvaneide Santos de Queiroz CôrteCORBIN, Maria Madalena Costa Freire; POMPEU, Gisele do Socorro dos Santos
O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO FAMILIAR. Revsita Trabalho, Política e Sociedade. , v.3, p.1 - 337, 2018.

 SILVA, H. S. A.; HAGE, S. A. M.; PEREIRA, Ana Cláudia da Silva; COSTA, M. C. S.
Educação Superior do Campo: Desafios dos Movimentos Sociais e das Universidades Públicas na Implantação das Licenciaturas em Educação do Campo. REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS ON-LINE. , v.6, p.79 - 92, 2016.

    Hage, Salomão Antônio MufarrejSilva, Hellen Do Socorro De Araújo; Brito, Márcia Mariana Bittencourt.
Educação Superior do Campo: Desafios Para a Consolidação da Licenciatura Em Educação do Campo. Educação em Revista (UFMG). , v.32, p.147 - 174, 2016.

 

CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS

 REIS, H. H. S.; RABELO, E. V.SILVA, HELLEN DO SOCORRO DE ARAUJO
A educação como fio condutor da emancipação: a liberdade em movimento e o movimento da liberdade In: Educação inclusiva no campo: movimentos sociais, práticas educativas e processos formativos.1 ed.São Carlos: Pedro & João, 2019, p. 12-551. Referências adicionais: Brasil/Português. ISBN: 9788579936821, Home page: https://ebookspedroejoaoeditores.files.wordpress.com/2019/03/e-book-waldma.pdf

SILVA, HELLEN DO SOCORRO DE ARAÚJO; PERNA, Isonete do Socorro Sardinha; PEREIRA, Kátia do Socorro Valente. AS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO DA ESCOLA RIBEIRINHA: ANGÚSTIAS E PERSPECTIVAS DOS SUJEITOS EM BUSCA DE UM ENSINO DE QUALIDADE In: PRÁTICAS EDUCATIVAS NO PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA : EXPERIÊNCIAS DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE DO CAMPO.1 ed.Belém: UFPA, 2019, v.1, p. 15-216. Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso, ISBN: 9788563728692

SILVA, HELLEN DO SOCORRO DE ARAÚJO
DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA À IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA NO COTIDIANO DAS ESCOLAS MULTISSERIADAS In: Educação do campo na Amazônia paraense: diálogos, saberes e práticas.1 ed.Belém: UFPA, 2019, v.1, p. 6-137.
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso, ISBN: 9788563728692

SOUZA, A. S.; TELES, D. F.SILVA, HELLEN DO SOCORRO DE ARAUJO
Formação de educadores do campo no contexto da educação especial: uma análise do PPC da LEDOC In: Educação inclusiva no campo: movimentos sociais, práticas educativas e processos formativos.1 ed.São Carlos: Pedro & João, 2019, v.1, p. 13-551.
Referências adicionais: Brasil/Português. ISBN: 9788579936821, Home page: :
https://ebookspedroejoaoeditores.files.wordpress.com/2019/03/e-book-waldma.pdf

SILVA, HELLEN DO SOCORRO DE ARAÚJOHAGE, SALOMÃO ANTÔNIO MUFARREJCORBIN, Maria Madalena Costa Freire
Riscos e potencialidades do curso de licenciatura em Educação do Campo diante da consolidação da política de formação dos educadores do campo: a experiência da UFPA (Campus do Tocantins-Cametá) em discussão In: Licenciatura em Educação do Campo: Resultados da pesquisa sobre os riscos e potencialidades de sua expansão.1 ed.Florianópolis: LANTEC-CED-UFSC, 2019, v.1, p. 10-480.
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital, ISBN: 9786580460250

SILVA, H. S. A.
Dificuldades e mudanças reveladas no cotidiano do trabalho docente: uma análise da política de formação continuada do Programa Escola Ativa In: Escola Pública do Campo: Perspectivas da (multi)seriação.1 ed.Curitiba: CRV, 2018, v.1, p. 11-383.
Referências adicionais: Brasil/Português. ISBN: 9788544425732

SILVA, HELLEN DO SOCORRO DE ARAUJOHAGE, S. A. M.CORDEIRO, Georgina Negrão KalifeCOSTA, Rosilda Silva; CORRÊA, Marcos Aurélio Santiago
Os riscos e as potencialidades na expansão da Educação Superior do Campo no processo de consolidação do curso de licenciatura em Educação do Campo na UFPA, Campus Universitário de Cametá-Pará. In: Produção do conhecimento e educação do campo na expansão da educação superior.398 ed.Anápolis-Goias: UEG, 2018, p. 19-.
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital, ISBN: 9788555820519

SILVA, HELLEN DO SOCORRO DE ARAÚJOHAGE, SALOMÃO ANTÔNIO MUFARREJCORDEIRO, Georgina Negrão KalifeBARROS, Oscar Ferreira
A expansão da educação superior do campo: desafios e potencialidades no processo de consolidação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Pará In: Educação Superior: As diversas faces da expansão.21 ed.Maringá: EDUEM, 2017, p. 17-288.
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso, ISBN: 9788576287308

SILVA, HELLEN DO SOCORRO DE ARAUJOGOMES, Jaqueline Teixeira
O letramento digital na EJA: uma experiência com alunos da Escola "professora Poranga Jucá" em Icoaraci/PA In: Diálogo sobre a juventude na educação de jovens e adultos na Amazônia paraense: perspectivas e práticas.1ª ed.Belém: Samauma, 2017, v.01, p. 193-218.
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso, ISBN: 9788564969384

SILVA, H. S. A.; Monteiro, Albêne Lis; Silva, Ana Kely Martins da; BOTH, Albêne; SANTOS, Maria de Loudes; SÁ, Pedro; RIBEIRO, Emmanuel Cunha
A Organização Pedagógica no Ensino Superior: desafios à docência In: Formação de professor: teorias e práticas cotidianas.1ª ed.Belém: EDUEPA, 2016, p. 295-.
Referências adicionais: Brasil/Português. ISBN: 9788588375956

SILVA, H. S. A.; HAGE, S. A. M.; CRUZ, Renilton
Movimento de Educação do Campo no Brasil e no Estado do Pará: uma história de protagonismo que se afirma no enfrentamento à precarização e Regulação In: Documentação, Memória e História da Educação no Brasil: Diálogos sobre políticas de educação e diversidade.1 ed.Brasília: Tubarão Copiart, 2016, v.1, p. 107-132.
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso, ISBN: 9788583880714

LIVROS ORGANIZADOS

SILVA, HELLEN DO SOCORRO DE ARAUJOHAGE, SALOMÃO ANTÔNIO MUFARREJ; ARAÚJO, Maria de Nazaré Cunha de; FONSECA, Joel Dias
Programa Escola da Terra: Cartografia da Diversidade e Complexidade de sua execução no Brasil. Curitiba: CRV, 2018, v.1. p.332.
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso.

 SILVA, H. S. A.; HAGE, S. A. M.
Licenciatura em Educação do campo: banco de dados. Belém: , 2016, v.1. p.95.
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso.

 

 

Prof. Dr. Lincoln Silva Carneiro

ARTIGOS EM PERIÓDICOS

 

2019, Sofia Marques Silva, Lucas Eduardo Araújo-Silva, Romina Batista, Cinthia Bandeira, Sidnei de Melo Dantas, Mateus Ferreira, Denise Martins, Joiciane Oliveira, Taína Rocha, Carla Sardelli, Gregory Thom, Andrew Townsend Peterson, PÉRICLES S. RÊGO, Marcos Pérsio Dantas Santos, Fernando Sequeira, Marcelo Vallinoto, ALEXANDRE ALEIXO, Lincoln Silva Carneiro, Tiberio Burlamaqui, Camila Ribas, Tiago Sousa-Neves, Leonardo Miranda, Alexandre Fernandes, Fernando d'Horta , A dynamic continental moisture gradient drove Amazonian bird diversification, ISSN: 23752548.

2019, Leonardo Moura Dos Santos Soares, John Bates, Lincoln Silva Carneiro, MARCOS PERSIO DANTAS SANTOS, ALEXANDRE ALEIXO , Molecular systematics, biogeography, and taxonomy of forest-falcons in the Micrastur ruficollis species complex (Aves: Falconidae), ISSN: 09088857

2019, Lincoln Silva Carneiro, Gustavo Bravo, ALEXANDRE ALEIXO , Phenotypic similarity leads to taxonomic inconsistency: A revision of the lowland's antpittas, ISSN: 14636409

2017, Lincoln Silva Carneiro, Gustavo Bravo, Nathalia Aristizábal, Andrés Cuervo, ALEXANDRE ALEIXO , Molecular systematics and biogeography of lowland antpittas (Aves, Grallariidae): The role of vicariance and dispersal in the diversification of a widespread Neotropical lineage, ISSN: 10557903

2017, Lucas Eduardo Araújo-Silva, Leonardo de Sousa Miranda, Lincoln Silva Carneiro, ALEXANDRE ALEIXO , Phylogeography and diversification of an Amazonian understory hummingbird: paraphyly and evidence for widespread cryptic speciation in the Plio-Pleistocene, ISSN: 00191019

2017, Leilton Willians Luna, Thainara Oliveira de Souza, Lincoln Silva Carneiro, Weber Andrade de Girão e Silva, HORACIO SCHNEIDER, IRACILDA SAMPAIO, Juliana Araripe Gomes da Silva, PÉRICLES S. RÊGO , Molecular data and distribution dynamics indicate a recent and incomplete separation of manakins species of the genus Antilophia (Aves: Pipridae) in response to Holocene climate change, ISSN: 09088857

2012, Lincoln Silva Carneiro, LUIZ PEDREIRA GONZAGA, PÉRICLES S. RÊGO, IRACILDA SAMPAIO, HORACIO SCHNEIDER, ALEXANDRE ALEIXO , Systematic revision of the Spotted Antpitta (Grallariidae: Hylopezus macularius ), with description of a cryptic new species from Brazilian Amazonia, ISSN: 00048038

2011, Carlos Eduardo Bustamente Portes, Lincoln Silva Carneiro, Fabio Schunck, Marcelo de Sousa e Silva, Kevin J. Zimmer, Andrew Whittaker, Fabíola Poletto, Luís Fábio Silveira, ALEXANDRE ALEIXO , Annotated checklist of birds recorded between 1998 and 2009 at nine areas in the Belém area of endemism, with notes on some range extensions and the conservation status of endangered species., ISSN: 01035657

2012, Aves, Fauna da Floresta Nacional de Carajás ESTUDOS SOBRE VERTEBRADOS TERRESTRES, ALEXANDRE ALEIXO, LINCOLN SILVA CARNEIRO E SIDNEI DE MELO DANTAS.

 

Profa. Me. Waldma Maíra Menezes de Oliveira

ARTIGOS EM PERIÓDICOS

 

OLIVEIRA, W.M.M; OLIVEIRA, I.A . VEREDAS NA ATUAÇÃO DO INTÉRPRETE EDUCACIONAL: FUNÇÃO TÉCNICA OU PEDAGÓGICA?. Revista GPES - Estudos Surdos, v. 1, p. 31-42, 2018.

OLIVEIRA, WALDMA MAIRA MENEZES DE; OLIVEIRA, IVANILDE APOLUCENO DE . A formação de instrutores de Libras: a consolidação das políticas linguísticas na Amazônia Tocantina. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 32, p. 97, 2019.

OLIVEIRA, W.M.M. Tensões na atuação do Intérprete Educacional: função técnica ou pedagógica?. DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 5, p. 27-40, 2018.

VALENTE, T. C. D. ; OLIVEIRA, W.M.M . EDUCAÇÃO DE SURDOS: A MÚSICA COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA INCLUSIVA. Revista A Palavrada, v. jul/dez, p. 55-71, 2015.

TAVARES SANCHES, TARCISIO ; ÂNGELO RODRIGUES MOCBEL, MIGUEL ; CALDAS DE CASTRO, VICENTE ; AUGUSTO MACHADO DOS SANTOS, CARLOS ; GONÇALVES MARTINS, LEONARDO ; MAÍRA MENEZES DE OLIVEIRA, WALDMA; JÚNIOR MELO E SILVA, ÁLVARO ; DE SOUZA FARIAS, FABRICIO . Avaliação da Influência de Fatores Sociais e Econômicos no Uso da Metodologia PBL + m-learning para o Ensino da Matemática. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 17, p. 326-335, 2019.

OLIVEIRA, W.M.M; OLIVEIRA, I.A ; MATOS, L. L. S. . A TEORIA DA DIALOGICIDADE EM MARTIN BUBER E PAULO FREIRE: aproximações e divergências conceituais. PERIFERIA (DUQUE DE CAXIAS), v. 12, p. 36-60, 2020.

OLIVEIRA, W.M.M; OLIVEIRA, I.A . PROCESSOS EDUCATIVOS NA DISCIPLINA DE LIBRAS: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GRADUANDOS DE LETRAS DO PARFOR SOBRE A SURDEZ.. NOVA REVISTA AMAZÔNICA, v. 7, p. 93, 2019.

SILVEIRA, A.P ; OLIVEIRA, W.M.M. Imagens e sentidos de professores surdos sobre o atendimento educacional especializado. REVISTA COCAR (UEPA), v. jan/jul, p. 37-56, 2015.

LOPES, R. D. C. ; OLIVEIRA, W.M.M . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: A PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GRADUANDOS NA UFPA. Revista GPES - Estudos Surdos, v. 1, p. 15-30, 2018.

OLIVEIRA, WALDMA MAÍRA MENEZES DE; OLIVEIRA, IVANILDE APOLUCENO DE . IMAGENS E SENTIDOS DE EDUCANDOS SURDOS SOBRE A ATUAÃ?Ã?O DO INTÃ?RPRETE EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR. CADERNOS DE PESQUISA (UFMA), v. 26, p. 89-108, 2019.

COSTA, A.C.B ; SIQUEIRA, R. F. ; VALENTE, T. C. D. ; OLIVEIRA, W.M.M . EDUCAÇÃO INCLUSIVA E INTERDISCIPLINARIDADE: A ESCOLA DO CAMPO E A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DOS EDUCANDOS SURDOS. Revista GPEs- Estudos Surdos, v. 1, p. 1-13, 2018.

SILVEIRA, A.P ; OLIVEIRA, W.M.M . imagens e sentidos de professores surdos sobre o atendimento educacional especializado. REVISTA COCAR (ONLINE), v. jan/jul, p. 37-56, 2015.

 

LIVROS PUBLICADOS/ORGANIZADOS OU EDIÇÕES

 

1.OLIVEIRA, W.M.M; SABOIA, T. C. (Org.) . Educação Inclusiva no Campo: movimentos sociais, práticas educativas e processos formativos. 1. ed. São Carlos: Pedro e João, 2019. v. 1. 574p .

2.OLIVEIRA, I.A (Org.) ; OLIVEIRA, W.M.M (Org.) ; LOBATO, H. K. G. (Org.) . Pesquisa Educacional sobre Representações Sociais o uso da técnica do desenho e dos mapas conceituais. 1. ed. São Carlos: Pedro e João, 2018. v. 300. 89p .

3.OLIVEIRA, W.M.M; SILVA, C. F. C. A. (Org.) . Estudos Surdos e Libras: percepções legais e linguísticas, representações e reflexões formativas. 1. ed. São Carlos: Pedro e João, 2018. v. 100. 153p .

4.OLIVEIRA, W.M.M; SILVA, C. F. C. A. (Org.) ; SABOIA, T. C. (Org.) . Educação especial no campo: interculturalidade, inclusão e estudos surdos na Amazônia Tocantina. 1. ed. São Carlos: Pedro e João, 2018. v. 1. 247p .

5.OLIVEIRA, W.M.M; SILVA, C. F. C. A. (Org.) . Educação Inclusiva, Surdez e Libras: experiências socioeducativas na Amazônia Paraense. 1. ed. São Carlos: Pedro e João, 2017. v. 100. 173p .
6.OLIVEIRA, D. I. A. (Org.) ; OLIVEIRA, W.M.M (Org.) . Representações sociais, Identidades e Educação Inclusiva na Amazônia Paraense. 1. ed. Belém: EDUEPA, 2016. v. 1. 157p .

7.OLIVEIRA, W.M.M; OLIVEIRA, D. I. A. (Org.) ; PEREIRA, R.C (Org.) . Epistemologia e Educação: teorias e práticas. 1. ed. Belém: EDUEPA, 2015. v. 1. 446p .


CAPÍTULOS DE LIVROS

 

1.MORAES, M. L. ; COSTA, E. F. ; OLIVEIRA, W.M.M . A acessibilidade e a inclusão nas escolas públicas do município de Cametá-PA: um despertar para realidade. In: OLIVEIRA, W.M.M; SABOIA, T.C. (Org.). Educação Inclusiva no Campo: movimentos sociais, práticas educativas e processos formativos. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2019, v. 1, p. 138-160.

2.SILVA, S. P. ; OLIVEIRA, W.M.M . ELABORAÇÃO DE UMA CARTILHA PEDAGÓGICA SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CAMPO NA AMAZÔNIA TOCANTINA. In: OLIVEIRA, W.M.M; SABOIA, T.C. (Org.). Educação inclusiva no Campo: movimentos sociais, práticas educativas e processos formativos. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2019, v. 1, p. 363-379.

3.VALENTE, A. J. G. ; MARTINS, E. C. ; CARMO, E. S. ; OLIVEIRA, W.M.M . A negação do Atendimento Educacional Especializado e suas implicações na inclusão escolar das pessoas com deficiência no distrito de Torres - Região ribeirinha do município de Cametá- Pa. In: OLIVEIRA, W.M.M; SABOIA, T.C. (Org.). Educação Inclusiva no Campo: movimentos sociais, práticas educativas e processos formativos. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2019, v. 1, p. 401-425.

4.MONTEIRO, N. M. ; EPIFANE, S. G. ; OLIVEIRA, W.M.M . Atendimento Educacional Especializado (AEE): o processo de inclusão na perspectiva da professora e do gestor de uma escola municipal de ensino fundamental do distrito de Janua-Coeli. In: OLIVEIRA, W.M.M; SABOIA, T.C. (Org.). Educação Inclusiva no Campo: movimentos sociais, práticas educativas e processos formativos. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2019, v. 1, p. 426-449.

5.FURTADO, M. J. N. ; CORDEIRO, R. R. ; OLIVEIRA, W.M.M . O atendimento educacional especializado (AEE): desafios e possibilidades dos educadores nas escolas do campo no município de Cametá-PA. In: OLIVEIRA, W.M.M; SABOIA, T.C. (Org.). Educação Inclusiva no Campo: movimentos sociais, práticas educativas e processos formativos. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2019, v. 1, p. 450-472.

6.VALENTE, T. C. D. ; OLIVEIRA, W.M.M . Interculturalidade e Surdez: um estado do conhecimento acerca das experiência surda indígena. In: OLIVEIRA, W.M.M; SABOIA, T.C. (Org.). Educação Inclusiva no Campo: movimentos sociais, práticas educativas e processos formativos. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2019, v. 1, p. 497-519.

7.COSTA, A.C.B ; OLIVEIRA, W.M.M . Mulheres Surda e suas Representações Sociais: da invisibilidade ao protagonismo. In: OLIVEIRA, W.M.M; SABOIA, T.C. (Org.). Educação Inclusiva no Campo: movimentos sociais, práticas educativas e processos formativos. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2019, v. 1, p. 520-550.

8.SIQUEIRA, R. F. ; OLIVEIRA, W.M.M . Representações Sociais de uma mulher negra surda: a tripla diferença. In: OLIVEIRA, W.M.M; SABOIA, T.C. (Org.). Educação Inclusiva no Campo: movimentos sociais, práticas educativas e processos formativos. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2019, v. 1, p. 473-496.

9.OLIVEIRA, I.A ; OLIVEIRA, W.M.M ; SILVEIRA, A.P . A Técnica do desenho na pesquisa educacional sobre as Representações Sociais. In: Oliveira, Ivanilde Apoluceno de; Oliveira, Waldma Maíra Menezes de; Lobato, Huber Kline Guedes. (Org.). A Técnica do desenho na pesquisa educacional sobre as Representações Sociais. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2018, v. 1, p. 21-54.

10.PALHETA, I. C. S. ; OLIVEIRA, W.M.M . A Atitude Linguística de sujeitos surdos sobre a Língua Brasileira de Sinais no município de Cametá -PA. In: Waldma Maíra Menezes de Oliveira; Cyntia França Cavalcante de Andrade da Silva. (Org.). A Atitude Linguística de sujeitos surdos sobre a Língua Brasileira de Sinais no município de Cametá -PA. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2018, v. 1, p. 13-42.

11.SILVA,G. M.M ; OLIVEIRA, W.M.M . Políticas públicas inclusivas na Universidade Federal do Pará Campus Cametá. In: OLIVEIRA, W.M.M; ANDRADE-SILVA, C.F.C. (Org.). Políticas públicas inclusivas na Universidade Federal do Pará Campus Cametá. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2018, v. 1, p. 43-64.

12.COSTA, A.C.B ; OLIVEIRA, W.M.M . Limites e possibilidades na formação de tradutores e intérpretes de Libras no município de Cametá -PA. In: OLIVEIRA, W.M.M; ANDRADE-SILVA, C.F.C. (Org.). Limites e possibilidades na formação de tradutores e intérpretes de Libras no município de Cametá -PA. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2018, v. 1, p. 65-96.

13.FURTADO, M. J. N. ; CORDEIRO, R. R. ; OLIVEIRA, W.M.M . EDUCAÇÃO DE SURDOS RIBEIRINHOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS DESAFIOS ENFRENTADOS NA INCLUSÃO EDUCACIONAL. In: OLIVEIRA, W.M.M; SABOIA, T.C; ANDRADE-SILVA, C.F.C. (Org.). EDUCAÇÃO DE SURDOS RIBEIRINHOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS DESAFIOS ENFRENTADOS NA INCLUSÃO EDUCACIONAL. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2018, v. 1, p. 83-94.

14.PORTILHO, B. ; DEMETRIO, J. V. ; SANTOS, K. J. P. ; GONCALVES, L. B. ; PINHEIRO, N. C. ; OLIVEIRA, W.M.M . A CONSCIÊNCIA CRIADORA FREIREANA E SUAS CONTRIBUIÇÕES À COMUNIDADE SURDA. In: OLIVEIRA, W.M.M; SABOIA, T.C; ANDRADE-SILVA, C.F.C. (Org.). A CONSCIÊNCIA CRIADORA FREIREANA E SUAS CONTRIBUIÇÕES À COMUNIDADE SURDA. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2018, v. 1, p. 95-100.

15.MAGNO, C. S. S. ; FREITAS, E. S. ; PANTOJA, K. C. ; COSTA, R. S. ; OLIVEIRA, W.M.M . A INCLUSÃO DE SURDOS NUMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL. In: OLIVEIRA, W.M.M; SABOIA, T.C; ANDRADE-SILVA, C.F.C. (Org.). A INCLUSÃO DE SURDOS NUMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2018, v. 1, p. 101-108.


16.GOMES, M. M. C. ; CRUZ, M. G. ; GARCIA, R. P. ; SANTOS, V. P. S. ; OLIVEIRA, W.M.M . INTERCULTURALIDADE E SURDEZ: CONTRIBUIÇÃO FREIREANA NOS ESTUDOS SURDOS. In: OLIVEIRA, W.M.M; SABOIA, T.C; ANDRADE-SILVA, C.F.C. (Org.). INTERCULTURALIDADE E SURDEZ: CONTRIBUIÇÃO FREIREANA NOS ESTUDOS SURDOS. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2018, v. 1, p. 109-116.

 17.CRUZ, A. A. V. ; SILVA, J. L. ; MARTINS, M. J. C. ; MORAES, M. W. ; GOMES, R. V. ; OLIVEIRA, W.M.M . A INTERCULTURALIDADE NO PROCESSO EDUCACIONAL DE SURDOS NO BRASIL. In: OLIVEIRA, W.M.M; SABOIA, T.C; ANDRADE-SILVA, C.F.C. (Org.). A INTERCULTURALIDADE NO PROCESSO EDUCACIONAL DE SURDOS NO BRASIL. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2018, v. 1, p. 117-124.

 18.PRAZERES, L. P. ; PUREZA, M. Q. ; LEAO, M. I. C. ; GAIA, M. R. W. ; SILVA, R. C. ; OLIVEIRA, W.M.M . EDUCAÇÃO, INTERCULTURALIDADE E SURDEZ SOB A ÓTICA DE PAULO FREIRE. In: OLIVEIRA, W.M.M; SABOIA, T.C; ANDRADE-SILVA, C.F.C. (Org.). EDUCAÇÃO, INTERCULTURALIDADE E SURDEZ SOB A ÓTICA DE PAULO FREIRE. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2018, v. 1, p. 125-134.

 19.OLIVEIRA, W.M.M; OLIVEIRA, I.A ; SANTOS, B. V. . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GRADUANDOS DE LETRAS DO PARFOR SOBRE A SURDEZ. In: OLIVEIRA, W.M.M; SABOIA, T.C; ANDRADE-SILVA, C.F.C. (Org.). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GRADUANDOS DE LETRAS DO PARFOR SOBRE A SURDEZ. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2018, v. 1, p. 205-214.

 20.LOBATO, V.L.C ; OLIVEIRA, W.M.M ; OLIVEIRA, I.A . DOCENTES OUVINTES E DISCENTES SURDOS: O ENSINO DE HISTÓRIA E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA PERSPECTIVA NA FREIREANA. In: OLIVEIRA, W.M.M; SABOIA, T.C; ANDRADE-SILVA, C.F.C. (Org.). DOCENTES OUVINTES E DISCENTES SURDOS: O ENSINO DE HISTÓRIA E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA PERSPECTIVA NA FREIREANA. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2018, v. 1, p. 215-224.

 21.MONTEIRO, G. F. ; OLIVEIRA, W.M.M . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: A TESSITURA NO ESTÁGIO ACADÊMICO EM PROL DA INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PCDS EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA. In: OLIVEIRA, W.M.M; SABOIA, T.C; ANDRADE-SILVA, C.F.C. (Org.). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: A TESSITURA NO ESTÁGIO ACADÊMICO EM PROL DA INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PCDS EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA. 1ed.São Carlos: São Carlos, 2018, v. 1, p. 237-242.

 22.SOUSA, B. M. ; LEAO, R. L. ; OLIVEIRA, W.M.M . REFLEXÕES ACERCA DO LIVRO ?SURDEZ E EDUCAÇÃO?: O OLHAR SOBRE O SURDO NO ÂMBITO CLÍNICO REABILITADOR AO SOCIOANTROPOLÓGICO. In: OLIVEIRA, W.M.M; SABOIA, T.C; ANDRADE-SILVA, C.F.C. (Org.). REFLEXÕES ACERCA DO LIVRO ?SURDEZ E EDUCAÇÃO?: O OLHAR SOBRE O SURDO NO ÂMBITO CLÍNICO REABILITADOR AO SOCIOANTROPOLÓGICO. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2018, v. 1, p. 243-247.

 23.OLIVEIRA, I.A ; BENTES, J. A. O. ; OLIVEIRA, W.M.M . Educação de Jovens e Adultos Surdos: diagnose e ações pedagógicas colaborativas. In: OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de.. (Org.). Diagnose da Educação de Jovens e adultos: o que expressam os docentes e discentes. 1ed.Belém: EDUEPA, 2018, v. 1, p. 101-119.

 24.OLIVEIRA, W.M.M. DIZERES DE SURDOS SOBRE A ESCOLHA DO CURSO DE PEDAGOGIA: O PROFESSOR SURDO COMO MODELO IDENTITÁRIO. In: SOUZA, C, T, R ; BARBOSA, M, O ; BRIEGA, D, A, M .. (Org.). Pesquisas em Educação Especial: Fios e desafios. 1ed.curitiba: Appris, 2017, v. 1, p. 49-60.

25.SIQUEIRA, R. F. ; OLIVEIRA, W.M.M . Educação de Surdos no Campo: inclusão educacional de alunos surdos nas escolas do campo no município de Cametá- Pa. In: OLIVEIRA, Waldma Maíra Menezes de Oliveira ; ANDRADE-SILVA, Cyntia França Cavalcante de. (Org.). Educação de Surdos no Campo: inclusão educacional de alunos surdos nas escolas do campo no município de Cametá- Pa. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2017, v. 100, p. 13-44.

 26.FURTADO, M. J. N. ; OLIVEIRA, W.M.M . Educação de Surdos Ribeirinhos: um estudo de caso sobre os desafios enfrentados na inclusão educacional na ilha do Cacoal Cametá/PA. In: OLIVEIRA, Waldma Maíra Menezes de Oliveira ; ANDRADE-SILVA, Cyntia França Cavalcante de. (Org.). Educação de Surdos Ribeirinhos: um estudo de caso sobre os desafios enfrentados na inclusão educacional na ilha do Cacoal Cametá/PA. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2017, v. 100, p. 45-78.

 27.LEAL, L.A.P ; LOBATO, V.L.C ; OLIVEIRA, W.M.M . Quilombo, educação e surdez: a questão da inclusão em espaços de excluídos. In: OLIVEIRA, Waldma Maíra Menezes de; ANDRADE-SILVA, Cyntia França Cavalcante de. (Org.). Quilombo, educação e surdez: a questão da inclusão em espaços de excluídos. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2017, v. 100, p. 79-106.

 28.OLIVEIRA, W.M.M. Intérprete Educacional: função técnica ou pedagógica?. In: OLIVEIRA, Waldma Maíra Menezes de Oliveira; ANDRADE-SILVA, Cyntia França Cavalcante de. (Org.). Intérprete Educacional: função técnica ou pedagógica?. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2017, v. 100, p. 155-169.

 29.OLIVEIRA, W.M.M; OLIVEIRA, I.A . Sinalização de graduandos Surdos sobre a atuação do intérprete educacional. In: Barros, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de; Calixto, Hector Renan da Silveira; Negreiros, Karine Albuquerque de.. (Org.). Libras em Diálogo: interfaces com a tradução e interpretação. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2017, v. 1, p. 87-104.

 30.CALIXTO, H.R.S ; LOBATO, H. K. G. ; OLIVEIRA, W.M.M . O Surdo e a Libras: Percepções de acadêmicos do PARFOR da Universidade Federal do Pará. In: João Batista do Carmo Silva, Jorge Domingues Lopes. (Org.). PARFOR: Práxis Amazônicas na Formação dos Professores da Educação Básica.. 1ed.Cametá: Editora do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, 2017, v. 1, p. 117-130.

 31.VALENTE, T. C. D. ; OLIVEIRA, W.M.M . Educação de Surdos: A música como proposta pedagógica inclusiva. In: Huber Kline Guedes Lobato, Lucival Fabio Rodrigues da Silva, Daiane Pinheiro Figueiredo. (Org.). EDUCAÇÃO DE SURDOS: A MÚSICA COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA INCLUSIVA. 1ed.Belém: Edufpa, 2016, v. 1, p. 139-158.

 32.OLIVEIRA, W.M.M; OLIVEIRA, D. I. A. . Representações sociais e Educação de Surdos na Amazônia. In: OLIVEIRA, I.A. OLIVEIRA, W.M.M. (Org.). Representações Sociais de Educandos surdos acerca da autuação do intérprete educacional no ensino superior. 1ed.Belém: EDUEPA, 2016, v. 1, p. 47-66.

 33.OLIVEIRA, W.M.M; OLIVEIRA, D. I. A. . Representações Sociais de professores Bilíngues sobre o processo inclusão escolar de educandos surdos. In: Ivanilde Apoluceno de Oliveira; Rosenildo da Costa Pereira ; Waldma Maíra Menezes de Oliveira. (Org.). Epistemologia e Educação: teorias e práticas. 1ed.Belém: EDUEPA, 2015, v. 1, p. 81-100.

 34.ANJOS, H. P. ; OLIVEIRA, D. I. A. ; SANTOS, T. R. L. ; SANTOS, W. L. S. ; OLIVEIRA, W.M.M . Atendimento Educacional em Salas de recursos Multifuncionais de Escolas da Rede Municipal de Belém -Pa. In: MENDES, Enicéia ; CIA, Fabiana; TANNUS-VALADÃO, Gabriela. (Org.). Inclusão Escola em Foco: organização e funcionamento do Atendimento Educacional Especializado. 1ed.Sao Carlos: Marquezine&Manzani, 2015, v. 4, p. 93-114.

 35.OLIVEIRA, D. I. A. ; OLIVEIRA, W.M.M . Dizeres de professores bilíngues sobre a inclusão educacional de educandos com surdez. In: ALBUQUERQUE, R.D.L ; RISUENHO, S.E. (Org.). Inclusão de pessoas com deficiência no contexto Amazônico. 2ed.Belém: L&A, 2015, v. 2, p. 31-46.

 36.OLIVEIRA, D. I. A. ; FERNANDES, A. P. ; SILVEIRA, A. ; LIMA, K. S. C. ; OLIVEIRA, W.M.M . Os Dizeres de alunos Surdos sobre a práticca de escolarização em salas comunas e salas de recursos multifuncionais. In: Ivanilde Apoluceno de Oliveira. (Org.). Práticas de Escolarização em Salas de Recursos Multifuncionais dizeres de professores e alunos. 1ed.Belém: EDUEPA, 2014, v. 1, p. 133-153.

 37.SILVEIRA, A.P ; FERNANDES, A. P. ; JUNQUEIRA, A. ; CORREA, C. L. P. ; OLIVEIRA, I.A ; LIMA, K. S. C. ; FRANCA, M. P. S. G. S. A. ; SANTOS, O. F. ; SANTOS, T. R. L. ; OLIVEIRA, W.M.M ; SANTOS, W. S. S. . Práticas de Escolarização inclusiva em salas de recursos multifuncionais de escolas municipais de Belém. In: OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. (Org.). Práticas de Escolarização inclusiva em salas de recursos multifuncionais de escolas municipais de Belém. 1ed.Belém: EDUEPA, 2014, v. 1, p. 09-28.

Informações complementares

[Em construção]

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página