Parfor CUNTINS/Cametá
O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), implantado no Campus Universitário do Tocantins/Cametá-UFPA, faz parte da política nacional que foi acolhida pela Universidade Federal do Pará desde 2009. Nesse caso, os Campi possuem, além dos coordenadores ligados a cada Faculdade que mantém curso(s) na sede e nos polos universitários do Cuntins/Cametá, Coordenadores Locais e um Coordenador Geral do Parfor no Campus.
O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), criado pelo Decreto n. 6.755/2009 e instituído pela Portaria Normativa n. 9, de junho de 2009, busca atender as disposições do Decreto 6. 755/2009, instituído pelo Estado brasileiro, objetivando oferecer formação inicial e continuada de professores em nível superior, visando formar os docentes que já atuam na Educação Básica, seguindo as orientações da formação em serviço.
Coordenação do Parfor CUNTINS/Cametá
![]() |
CoordenadorProf. Esp. Arlon Barbosa Borges Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5644739763384005 |
![]() |
SecretárioPaulo Wanzeler Caudas |
Horário de funcionamento
De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h
Endereço e contato
Prédio Prof. Orlando Cassique (Térreo)
Trav. Pe. Antônio Franco, 2617 - Bairro da Matinha
CEP 68400-000 Cametá-PA
Telefone: (91) 3781-1182 (Ramal 240)
E-mail: cametaparforufpa @ gmail.com
Planejamento
Turmas ofertadas
Turmas de Cametá, Baião, Mocajuba, Oeiras do Pará, Limoeiro do Ajuru e Bagre.
Nº | TURMA | ANO | CIDADE |
1 | PEDAGOGIA | 2010 | CAMETÁ |
2 | PEDAGOGIA | 2011 | IGARAPÉ-MIRI |
3 | HISTÓRIA | 2011 | CAMETÁ |
4 | HISTÓRIA | 2011.2 | CAMETÁ |
5 | LETRAS (LÍNGUA PORTUGUESA) | 2011 | BAIÃO |
6 | LETRAS (LÍNGUA PORTUGUESA) | 2012 | BAIÃO |
7 | LETRAS (LÍNGUA PORTUGUESA) | 2012 | CAMETÁ |
8 | LETRAS (LÍNGUA PORTUGUESA) | 2014 | LIMOEIRO DO AJURU |
9 | LETRAS (LÍNGUA PORTUGUESA) | 2014 | MOCAJUBA |
10 | PEDAGOGIA | 2011 | CAMETÁ |
11 | PEDAGOGIA | 2011-2 | CAMETÁ |
12 | LETRAS (ESPANHOL) | 2013/1 | CAMETÁ |
13 | LETRAS (ESPANHOL) | 2013/2 | CAMETÁ |
14 | CIÊNCIAS SOCIAIS | 2013 | CAMETÁ |
15 | MATEMÁTICA | 2014 | CAMETÁ |
16 | LETRAS (LÍNGUA PORTUGUESA) | 2011 | CAMETÁ |
17 | LETRAS (LÍNGUA PORTUGUESA) | 2014 | CAMETÁ |
18 | LETRAS (LÍNGUA PORTUGUESA) | 2015 | CAMETÁ |
19 | TEATRO | 2015 | CAMETÁ |
20 | FILOSOFIA | 2015 | CAMETÁ |
21 | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS / (2ª LICEN-2015) | 2016 | CAMETÁ |
22 | PEDAGOGIA | 2015/1 | BAGRE |
23 | PEDAGOGIA | 2015/2 | BAGRE |
24 | PEDAGOGIA | 2015 | OEIRAS DO PARÁ |
25 | PEDAGOGIA | 2014/1 | LIMOEIRO DO AJURU |
26 | PEDAGOGIA | 2014/2 | LIMOEIRO DO AJURU |
Atribuições da Coordenação Local do PARFOR/UFPA
a) Auxiliar o coordenador de curso e coordenador geral no desenvolvimento de suas atividades;
b) Acompanhar as atividades das turmas do PARFOR Presencial no município para o qual for indicado;
c) Participar, quando convocado, de reuniões, seminários ou quaisquer outros tipos de eventos relativos ao PARFOR Presencial;
d) Auxiliar o coordenador de curso no acompanhamento do registro acadêmico dos alunos matriculados nas turmas do município sob a sua coordenação;
e) Acompanhar e supervisionar o cumprimento das atividades dos professores formadores, professores orientadores e supervisores de estágio que atuam nas turmas especiais do município sob a sua coordenação, com a finalidade de subsidiar a certificação do pagamento da bolsa pelo coordenador geral;
f) Informar ao Coordenador de Curso a relação dos professores formadores, professores orientadores e supervisores de estágio aptos e inaptos para recebimento da bolsa;
g) Solicitar o cancelamento ou suspensão ao Coordenador de Curso da bolsa concedida na modalidade de Professor Formador se for o caso, devidamente justificado;
h) Auxiliar o Coordenador de Curso na elaboração dos documentos solicitados pela Capes e em outras atividades que se fizerem necessárias;
i) Manter o Coordenador de Curso informado sobre o andamento e desenvolvimento das turmas no município. (UFPA, 2012, s/p).
Redes Sociais