Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

A realidade e a positividade dos dados da avaliação dos Cursos de Graduação do Campus Universitário do Tocantins/Cametá-UFPA feita pelo MEC

  • Publicado: Quarta, 07 de Abril de 2021, 12h48
  • Última atualização em Quarta, 07 de Abril de 2021, 12h51
  • Acessos: 359

Todos os Cursos de Graduação do Campus Universitário do Tocantins/Cametá-UFPA têm sido avaliados positivamente pelo Ministério da Educação (MEC) nos últimos anos.

Essa avaliação positiva, realizada pelo MEC, é apresentada sob a forma de um Conceito Preliminar do Curso (CPC), que é obtido a partir da articulação entre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), aplicado aos/às discentes, e os dados do curso de graduação, e da análise dos dados obtidos por meio de questionário respondido pelos/as discentes, cujo conteúdo está relacionado à contribuição do curso para a formação discente, à qualificação do corpo docente, à infraestrutura, aos recursos didático-pedagógicos, à atuação profissional, entre outros itens.

Quando os discentes de um Curso de Graduação não são submetidos ao ENADE, cuja realização depende do MEC, o Curso pode ter uma avaliação in loco, realizada por equipe de avaliadores do MEC, que deve atribuir um Conceito do Curso (CC), passando a ser essa a avaliação do Curso. Essa equipe de avaliadores/avaliadoras pode fazer avaliações in loco que corroboram ou alteram o conceito obtido preliminarmente, como ocorreu com o Curso de Letras Língua Portuguesa, em que a avaliação in loco alterou o conceito do Curso de Letras Língua Portuguesa para 4, dada a positividade formativa realizada pelo Curso.

Nesse sentido, o Curso de Educação do Campo, que ainda não realizou ENADE, não apresenta CPC, mas seu CC, dada avaliação in loco, é 4. Uma nota altíssima, considerando o teto máximo de 5. O mesmo acontece com o Curso de Ciências Naturais, que ainda não realizou ENADE e, por isso, também não apresenta CPC. Esse curso possui CC 3. Uma nota positiva de acordo com o MEC.

 

Fonte: Diretoria de Avaliação Institucional-UFPA. Abril/2021

 

Todavia, pode também o curso de graduação ter, além do CPC, um CC dado pela avaliação in loco do MEC. Nesses casos, o curso pode ter avaliação positiva em apenas no CC, como é o caso do Curso de Letras Língua Portuguesa, ou apenas no CPC, como é a situação do Curso de Pedagogia. Uma dessas avaliações ou mesmo as duas é que definem a avaliação positiva pelo MEC.

Nessa perspectiva, o Curso de Agronomia está avaliado pelo MEC com o CPC 3, e o CC 4, constituindo-se curso com avaliação positiva. Situação similar ocorre com o Curso de Geografia, que está avaliado pelo MEC com o CPC 3, e o CC 4, constituindo-se também curso com avaliação positiva.

 

Fonte: Diretoria de Avaliação Institucional-UFPA. Abril/2021

 

Observa-se também o Curso de História, que está avaliado pelo MEC com o CPC 3, e o CC 3, constituindo-se curso com avaliação positiva, tal qual o Curso de Letras Inglês, que também está avaliado pelo MEC com o CPC 3 e o CC 3, constituindo-se curso com avaliação positiva, bem como o Curso de Matemática, que também está avaliado pelo MEC com o CPC 3 e o CC 3, constituindo-se curso com avaliação positiva. Situação similar se observa também no Curso de Sistemas de Informação, que está avaliado pelo MEC com o CPC 3 e o CC 3, constituindo-se curso com avaliação positiva.

 

Fonte: Diretoria de Avaliação Institucional-UFPA. Abril/2021

 

Situação positiva também é observada com relação ao Curso de Letras Língua Portuguesa, que apresenta o CC 4, fruto de avaliação in loco, dado que, em 2017, uma turma com previsão para fazer ENADE teve formatura realizada, não sendo possível realizar em tempo a desvinculação do ENADE. Os discentes acabaram não realizando o ENADE, acarretando naquele ano uma nota 2 em ENADE. Todavia, o MEC, com a avaliação direta no Campus, avaliou a positividade da formação realizada na região para um conjunto de jovens, atribuindo o Conceito de Curso 4.

 

Fonte: Diretoria de Avaliação Institucional-UFPA. Abril/2021

 

O Curso de Pedagogia também tem avaliação positiva pelos critérios do MEC, pois apresenta CPC 4, não tendo sido realizada avaliação in loco, para que o curso tenha o seu CC.

 

Fonte: Diretoria de Avaliação Institucional-UFPA. Abril/2021

 

Essas avaliações positivas dos 10 cursos de graduação do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, sintetizadas no gráfico abaixo, resultam de um trabalho efetivo de direções de faculdades, dos docentes e das docentes, dos técnicos e técnicas, assim como do envolvimento dos discentes.

 

Fonte: Diretoria de Avaliação Institucional-UFPA. Abril/2021

 

Análises sobre avaliações dos Cursos que se pautam unicamente pelo ENADE fazem uma leitura parcial dos fatos e distorcem a realidade da formação empreendida por uma Universidade Pública, Gratuita e com Qualidade Social, como a realizada pelo Campus Universitário do Tocantins/Cametá-UFPA e suas 10 subunidades, com seus 4 Polos Universitários nos municípios de Baião, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba e Oeiras do Pará. É preciso esclarecer que o ENADE é apenas parte de um processo muito maior e mais complexo, uma parte que não representa de modo fidedigno o percurso qualitativo desenvolvido pelas Universidades em sua plenitude, dado que muitas variáveis podem enviesar os resultados, como ausência de discentes durante a prova, dentre outras questões.

A qualidade da formação desenvolvida nos Cursos de Graduação do Campus Universitário do Tocantins/Cametá-UFPA deve ser observada a partir de múltiplas variáveis, como o acesso dos/das discentes à pluralidade de conhecimentos no meio científico, a relação com as comunidades e os movimentos sociais da região, a sua inserção no mercado de trabalho, a progressão nos estudos em pós-graduações, alterações no modo de conceber a realidade, a partir da integração entre Universidade e os modos de produzir a vida. Além disso, nosso Campus Universitário tem avançado consideravelmente na formação de seu corpo docente, no número de atividades de pesquisas e extensão, na melhoria de sua infraestrutura, no envolvimento permanente com os mais diversos setores da vida no baixo Tocantins.

 

Texto: Coordenação do Campus Universitário do Tocantins/Cametá

registrado em:
Fim do conteúdo da página