Turma de Agronomia/2014 do Campus de Cametá realiza encerramento do Estágio de Campo

• Publicado: Segunda, 17 de Dezembro de 2018, 14h04
  • Última atualização em Segunda, 17 de Dezembro de 2018, 14h04
  • Acessos: 1942

IMG 2062

Nos dias 6 e 7 de dezembro, vinte e sete estudantes da turma de Agronomia/2014, coordenados pela docente da Faculdade de Agronomia, do Campus Universitário do Tocantins/Cametá-UFPA, professora Monique Medeiros, desenvolveram um conjunto de ações na Comunidade de Ajó, município de Cametá. Essas atividades foram vinculadas ao encerramento das atividades do Estágio de Campo dessa turma.

Dividido em três etapas distribuídas no decorrer do curso de Agronomia, o Estágio de Campo é uma das mais importantes ferramentas de formação profissional dos alunos de Agronomia. A vivência com os agricultores familiares, prevista no Projeto Político Pedagógico do curso, complementa e consolida o conhecimento adquirido em sala de aula. As três etapas do estágio configuram um momento de reflexão sobre a escolha profissional dos discentes, assim como propiciam a oportunidade de integração entre a comunidade rural e a UFPA.

IMG 1942Ações de continuidade – A ação visa promover a continuidade das atividades já realizadas ao longo dos estágios I e II na comunidade do Ajó. Enquanto os dois primeiros momentos foram de reconhecimento e avaliação das práticas agrícolas e relações sociais existentes no local, o terceiro teve como foco proporcionar um retorno à comunidade. As atividades de extensão que encerraram o Estágio de Campo III da turma 2014 foram pautadas nas oficinas: Piscicultura e Defensivos Alternativos para Olerícolas.

As oficinas contaram com a apresentação de uma parte teórica e uma parte prática. Na oficina de Piscicultura, os principais pontos foram abordados: práticas de manejo, controle e qualidade de água e biometria. Já na oficina de Defensivos Alternativos, as temáticas de destaque foram: segurança na utilização de produtos fitossanitários, manejo integrado de pragas (MIP) e elaboração de caldas alternativas.

Estiveram presentes e dando apoio no decorrer das atividades o professor Fabrício Ramos, do IFPA/Cametá, a professora Meirivalda Redig, da Faculdade de Agronomia, UFPA/Cametá, e o Engenheiro Agrônomo Evaldo Morais, do Campus UFPA/Cametá.

Texto e foto: Divulgação Campus Cametá