Página inicial > Últimas Notícias > Faculdade de Educação lança e-book’s dos Cursos de Especialização em Gestão e Planejamento da Educação e Práticas Pedagógicas em Educação do Campo

• Publicado: Domingo, 01 de Agosto de 2021, 17h50
  • Última atualização em Domingo, 01 de Agosto de 2021, 17h50

A Faculdade de Educação do Campus Universitário do Tocantins lançou, em formato digital, os e-book’s dos cursos de especialização em “Gestão e Planejamento da Educação” e “Práticas Pedagógicas em Educação do Campo”. A obra “Reflexões críticas sobre Educação no Pará: Gestão e Planejamento da Educação" e "Práticas Pedagógicas da Educação do campo em foco”, publicado em dois volumes, é síntese de análise teórico-prática de professores e alunos e traz um conjunto de reflexões que contribuem para fortalecer o campo da educação na Amazônia.

O e-book “Reflexões críticas sobre Educação no Pará: Gestão e Planejamento da Educação, organizada pelos professores João Batista do Carmo Silva e José Domingos Barra, reúne artigos de 25 autores que versão sobre variadas temáticas em articulação com o campo da gestão e planejamento da educação.

“A universidade socializa os conhecimentos produzidos, mas, ela também produz novos conhecimentos. É justamente esse movimento permanente que se busca, a partir da pesquisa científica. Hoje, estamos socializando o resultado desse esforço de pesquisa científica, realizado por um conjunto de professores e alunos dos cursos de especialização desenvolvidos pela faculdade de educação”, destaca o professor João Batista do Carmo Silva.

O e-book “Práticas Pedagógicas da Educação do campo em foco”, organizado pelos professores Eraldo Souza do Carmo e Edir Augusto Dias Pereira, reúne um conjunto de 21 artigos que versam sobre as práticas pedagógicas na educação do campo, sob diversas perspectivas.

“Temos o compromisso de socializar com toda a comunidade, a produção científica que esses alunos fizeram ao longo do curso, refletindo sobre as práticas pedagógicas, problematizando um conjunto de questões sobre a realidade das escolas do campo, das populações do campo e que precisa ser socializado com toda a comunidade acadêmica e a sociedade em geral”, pontua o prof. Eraldo Souza.

Sobre a obra: As produções apresentadas na obra são resultantes do esforço acadêmico e científico da turma de 2018, composta por alunos (as) das diversas licenciaturas. Os estudos explicitam toda a complexidade histórica para a construção de um processo continuado de democratização em nossa sociedade. Evidenciam os avanços e retrocessos que historicamente tem-se enfrentado na luta pela participação, autonomia, descentralização e integração da escola com a comunidade.

A obra é gratuita e pode ser acesso no link: http://www.campuscameta.ufpa.br/index.php/publicacoes