Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Coordenação
Início do conteúdo da página
Campus de Cametá

Coordenação Geral do Campus

Publicado: Quinta, 15 de Setembro de 2016, 19h28 | Última atualização em Terça, 15 de Junho de 2021, 13h24 | Acessos: 16292

A atual Coordenação Geral do Campus do Tocantins/Cametá foi eleita para o quadriênio 2021-2025 e está assim constituída:

Coordenadora

Profa. Dr. Maria Lucilena Gonzaga Costa Tavares

E-mail: lucilena @ ufpa.br

Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em Estudos Literários (UFPA). Especialista em Estudos Culturais da Amazônia (UFPA) e em Linguística do Texto - Descrição do Português (UFRJ). É Professora Adjunta de Literatura Portuguesa na Universidade Federal do Pará (UFPA), lotada no Campus de Cametá, com atividade docente na graduação e pós-graduação (PPGEDUC) e atividade administrativa como Coordenadora de Extensão do CUNTINS. Integra o grupo de pesquisadores da Cátedra João Lúcio de Azevedo (UFPA), vinculada ao Instituto Camões (Portugal) por meio da qual publicou o livro Laços LusoParaenses na Imprensa Oitocentista (Ed. UFPA - Instituto Camões - Portugal). Coordena o Projeto de Pesquisa intitulado "Portugal no Jornal: Produções Portuguesas na Imprensa Cametaense", o Projeto de Extensão "Entre Letras: do mundo das letras para as letras do mundo e o Subprojeto do PIBID "Alfabetização e Letramento na Educação Básica: Da Formação de Professores à Formação de Leitores". Integrou a diretoria da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa - ABRAPLIP (2018/2020). Atua nos seguintes temas: Literatura e Recepção; Romance Moderno; História da Imprensa Paraense; Relações Luso-Paraenses Oitocentistas; Literatura e questões da Mulher.

Página Institucional SIGAA/UFPA: https://sigaa.ufpa.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=3329971Endereço para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9432855899972772

   

 

Vice-Coordenador

Prof. Dr. Eraldo Souza do Carmo

E-mail: eraldo @ ufpa.br

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (UFPA/NAEA). Especialista em Planejamento do Desenvolvimento de Áreas Amazônicas (UFPA/NAEA). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará – Campus Universitário do Tocantins-Cametá. Professor adjunto III da Universidade Federal do Pará - Campus Universitário do Tocantins (CUNTINS), vinculado a Faculdade de Educação onde já foi vice-diretor no período de 2016 a 2019. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura, na linha de Pesquisa: Políticas e Sociedades, atua Vice-Coordenador do referido Programa. ExDiretor da Faculdade de Ciências Humanas do Campus Universitário do Marajó- Breves. Vinculado a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e ADUFPA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo da Amazônia (GEPECAM). Realiza pesquisa na área de Educação do Campo, com ênfase em nucleação, fechamento de escola, transporte escolar, práticas curriculares em escolas do campo, financiamento da educação do campo. Coordena o projeto de Pesquisa: Mapeamento do transporte escolar do campo: um estudo sobre as formas de contratação, definições de rotas e condições de segurança dos alunos das escolas ribeirinhas do Município de Limoeiro do Ajuru no Estado do Pará. Coordenador da Especialização Práticas Pedagógicas na Educação do Campo. Tem publicação de artigos em periódicos como: A Revista Brasileira de Educação do Campo e da Revista Espaço do Currículo, Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. Entre outras, além de capítulos de livros publicados. É um dos organizadores do Livro Tecnologias Educacionais na Amazônia: tensões, contradições e mediações. E por fim, é autor do livro: Entre Maresias e Correntezas: as rotas de alunos ribeirinhos na Amazônia pelo Direito a Educação.

Página no SIGAA: https://sigaa.ufpa.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1769176
Endereço para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4280135157998138

 

Atribuições

Do Coordenador:

Dirigir e supervisionar as atividades acadêmicas e os serviços administrativos, financeiros, patrimoniais e de recursos humanos correspondentes. Administrar e representar o Campus e suas Subunidades.

Zelar, no âmbito de sua competência, pela execução e o cumprimento deste Regimento Interno, bem como do Estatuto e do Regimento Geral da UFPA.
Exercer o poder disciplinar no âmbito de sua competência, na forma regimental.
Adotar, em ocasiões especiais, medidas administrativas que se fizerem necessárias, bem como a fim de resolver casos omissos, ad referendum do Conselho do Campus, submetendo seu ato à ratificação destas em prazo conforme legislação vigente.
Apresentar ao Conselho do Campus, no início de cada ano, Relatório das Atividades do Campus referentes ao exercício anterior, acompanhado de propostas visando ao aperfeiçoamento das atividades do Campus, bem como a prestação de contas semestral dos gastos financeiros do Campus, encaminhando-os à instância competente.
Submeter ao Conselho do Campus e encaminhar aos órgãos competentes da UFPA o Plano de Desenvolvimento Institucional do Campus e o Plano de Desenvolvimento da Unidade.
Exercer outras atividades ou atribuições que lhe forem conferidas por este Regimento ou pelo Estatuto e Regimento Geral da UFPA ou por delegação superior.
Conduzir em conjunto com a Direção das Faculdades a organização da cerimônia de colação de grau dos cursos ofertados pelo Campus.
Convocar e presidir reuniões do Conselho do Campus.
Cumprir e fazer cumprir, no âmbito do Campus, as disposições do Estatuto, do Regimento Geral, as deliberações dos colegiados superiores, do Conselho do Campus e as deste Regimento, sem prejuízo das demais normas vigentes sobre matéria de sua competência.
Decidir sobre a lotação do pessoal técnico-administrativo, no Campus.
Assinar diplomas e certificados.
Instituir comissões para estudos de temas e execução de projetos específicos.
Representar o Campus no CONSUN e no CONSAD.
Delegar competências.
Exercer qualquer outra atribuição que lhe forem conferidas, por este Regimento, pelo Estatuto e Regimento Geral da UFPA ou por delegação superior.

Do Vice-Coordenador

Compete ao Vice-Coordenador do Campus substituir o Coordenador em suas faltas e impedimentos, colaborar com este na supervisão das atividades científicas e administrativas do Campus e desempenhar as funções que lhe forem delegadas pelo titular ou determinadas pelo Conselho do Campus, desempenhar a função de Coordenador Acadêmico.

 

Fim do conteúdo da página