Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Divisão de Assistência Estudantil - DAEST
Início do conteúdo da página

Divisão de Assistência Estudantil do Campus do Tocantins/Cametá – DAEST

Publicado: Quinta, 17 de Janeiro de 2019, 20h41 | Última atualização em Sexta, 05 de Março de 2021, 11h45 | Acessos: 2826
A DAEST do Campus Universitário do Tocantins - Cametá, levando em consideração o bandeiramento atual (laranja), irá dar continuidade a suas atividades de forma remota, utilizando ferramentas que garantam a realização dos atendimentos individualizados e coletivos de modo a assegurar os cuidados referentes à Pandemia. 
Para casos excepcionais, há possibilidade de agendamento de atendimento presencial pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
Contatos e serviços:
• Pedagoga Aline Corrêa 
Orientações, encaminhamentos, e Informações referentes à Acessibilidade.
91 989636490
                  
•Psicóloga Amanda Magalhães (marcação de acompanhamento psicológico ou solicitação para entrada em Clube de Leitura Conexões): 91 992902223
 
•Assistente Social Helen Cabral (Orientações, encaminhamentos, acolhimento e Informações referentes à Assistência Estudantil) 91 992650057
 
Instagram e Facebook:
@daestcameta / Divisão de Assistência Estudantil - UFPA Cametá
@conexoes_ufpa / Projeto Conexões UFPA (promoção de saúde mental estudantil)
 
 

DAEST

A DAEST do CAMPUS UNIVERSITÁRIO do TOCANTINS – CAMETÁ é composta por um TRIE de profissionais de áreas distintas: Assistente Social, Pedagoga e Psicóloga. As profissionais atuam dando suporte a alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica (cuja renda familiar seja de até três salários mínimos, com renda percapita de até um salário mínimo e meio), pessoas com deficiências e alunos indígenas, quilombolas ou pertencentes a populações tradicionais.

O suporte oferecido pela DAEST/Cametá aos alunos do campus envolvem atendimento ao público, ações coletivas de promoção à saúde mental dos universitários, atendimentos psicológicos individuais, atendimentos sociais e acompanhamento pedagógico de alunos PcD.

No campo da saúde, temos o funcionamento na DAEST o Projeto Conexões: vida universitária e saúde mental, que promove integração estudantil, educação em saúde mental e orientações sobre planejamento de estudo por meio das redes sociais (@conexoes_ufpa). O Projeto Conexões também oferece:

  1. Clube de Leitura Conexões voltado para alunos da UFPA, com encontros mensais para debates de livros (via Google Meet);
  2. Grupo de Manejo de Ansiedade, para auxiliar alunos que vivenciam dificuldade de lidar com a ansiedade ligada à vida acadêmica ou pessoal. Este Grupo é fechado, com encontros semanais via Google Meet. As inscrições se dão a cada semestre.
  3. Grupo Um minuto de presença, que é um espaço de troca de estratégias para lidar com níveis de ansiedade mais brandos enfrentados pelos discentes. Esta ação tem ocorrido pelo whatsapp, com o envio indicações diárias de exercícios e mudança de hábitos que podem beneficiar os alunos em seu manejo de ansiedade.


A Divisão de Assistência Estudantil DAEST do CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS – CAMETÁ é uma descentralização da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) que tem como finalidade implementar a política de Assistência Estudantil a partir do DECRETO Nº 7.234, o qual dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES executado no âmbito do Ministério da Educação. Este Programa tem como objetivo ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal.São objetivos do PNAES:

I – democratizar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal;

II - minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão da educação superior;

III - reduzir as taxas de retenção e evasão; e

IV - contribuir para a promoção da inclusão social pela educação.

A SAEST é o órgão responsável pela definição de políticas e elaboração de metas para a Assistência Estudantil na UFPA, em consonância com as diretrizes nacionais, cabendo– lhe a coordenação, acompanhamento e avaliação das atividades referentes às políticas de assistência, integração e inclusão do discente, em articulação com as unidades acadêmicas, tendo em vista a permanência dos discentes para a conclusão do curso de graduação. Mais informações no site: www.saest.ufpa.br

CONTATOS DA DAEST/CAMETÁ:

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Instagram/Facebook: @daestcameta

  • Pedagoga Aline Corrêa (Orientações, encaminhamentos, e Informações referentes à Acessibilidade): 91 989636490
  • Psicóloga Amanda Magalhães (marcação de atendimento psicológico individual e solicitações para entrada no Clube de Leitura Conexões e demais Grupos): 91 992902223, @conexoes_upfa.
  • Assistente Social Helen Cabral (Acolhimento, Orientações, encaminhamentos, referentes à Assistência Estudantil): 91 992650057
Fim do conteúdo da página