Página inicial > Últimas Notícias > INEP divulga editais com prazos e datas do Enem 2021

INEP divulga editais com prazos e datas do Enem 2021

• Publicado: Quarta, 09 de Junho de 2021, 21h44
  • Última atualização em Quarta, 09 de Junho de 2021, 21h44

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou nesta quarta-feira, 2 de junho, os editais para o Exame Nacional do Ensino Médio 2021 (Enem-2021), que, mais uma vez, irá ocorrer nas versões impressa e digital. As inscrições para o exame poderão ser realizadas no período de 30 de junho a 14 de julho de 2021. As provas, em ambas as versões, estão programadas para os dias 21 e 28 de novembro de 2021.

A nota do Enem é utilizada como mecanismo único, alternativo ou complementar para entrada no ensino superior de diversas universidades do país. Na Universidade Federal do Pará (UFPA), a nota é usada no Processo Seletivo (PS) que oferta vagas para cursos em diferentes campi e polos da Universidade.

O exame, nas versões impresso e digital, será constituído de quatro provas objetivas e uma redação. No primeiro dia do Exame, os estudantes terão 5h30min para realizar as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no segundo dia do Exame, os participantes terão 5h para resolver as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Nos dias de realização do Enem, os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, seguindo o horário de Brasília-DF. Será proibida a entrada de participantes sem máscara de proteção à Covid-19 no local de prova e após o fechamento dos portões.

Exame digital - O Enem digital será aplicado em locais autorizados pelo Inep e não será possível fazer a prova em um computador particular. A versão digital do exame terá um limite de até 101.100 participantes, com realização da prova somente nos municípios que constam no anexo do edital. No Pará, apenas as cidades de Belém e Santarém irão disponibilizar esta versão de prova, com o limite de 500 e 100 participantes respectivamente.

Inscrição - Antes de efetuar a inscrição, o candidato deve ler o edital da versão eleita e certificar-se se aceita os atos normativos e as condições estabelecidas para a realização do exame. O participante que optar por se inscrever no Enem 2021 impresso não poderá se inscrever na edição do Enem 2021 digital e, após concluir sua inscrição, não poderá alterar sua opção. Depois de finalizada, a inscrição não poderá ser cancelada.

Aqueles que receberam o benefício da isenção da taxa também devem realizar suas respectivas inscrições na Página do Participante para que, então, seja garantida a participação. Para quem não for isento, a taxa de inscrição será de R$85,00 (oitenta e cinco reais) e poderá ser paga até o dia 19 de julho de 2021, respeitados os horários de compensação bancária, sob pena da inscrição não ser confirmada.

Atendimento Especializado e Nome Social - O Inep, nos termos da legislação, assegurará recursos de acessibilidade ao participante que solicitar Atendimento Especializado no ato da sua inscrição e que comprovar essa necessidade. O resultado das solicitações sairá no dia 23 de julho, com prazo para recurso de 26 a 30 de julho, e o resultado final em 4 de agosto de 2021.

O participante que desejar poderá, ainda, solicitar o Tratamento pelo Nome Social,  destinado a quem se identifica e quer ser reconhecido socialmente em consonância com sua identidade de gênero, na Página do Participante. O prazo para essa solicitação é de 19 a 23 de julho, com a divulgação de resultado prevista para dia 30 de julho. Prazo para interpor recurso, de 2 a 6 de agosto, e resultado final do recurso, em 11 de agosto de 2021.

Remarcação da prova - Candidatos que estejam com alguma doença infectocontagiosa nas datas programadas para a aplicação das provas devem solicitar a reaplicação destas na Página do Participante, em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação. Para fins de solicitação de reaplicação do Enem 2021, são consideradas as seguintes doenças infectocontagiosas: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19.

Serviço:

Enem 2021

Inscrições: de 30 de junho às 23h59 (horário de Brasília-DF) do dia 14 de julho de 2021, na Página do Participante.

Edital da prova Impressa

Edital da prova Digital

Mais informações no site do INEP

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA