Página inicial > Últimas Notícias > Entrevista à Rádio Cultura FM - Coordenação do Campus Universitário do Tocantins/Cametá

• Publicado: Quarta, 09 de Junho de 2021, 21h34
  • Última atualização em Quinta, 10 de Junho de 2021, 12h37
Em entrevista à Rádio Cultura FM no último dia 21 de maio, o Coordenador do Campus Universitário do Tocantins/Cametá - UFPA, Prof°. Dr. Doriedson Rodrigues, argumentou sobre a importância da Universidade Federal do Pará, por meio do Campus Universitário do Tocantins/Cametá-UFPA, não só para a região Tocantina, mas para todo o norte do país. De acordo com o professor, falar em uma universidade presente por tantos territórios é falar de uma universidade interiorizada, que através de suas 11 unidades regionais possibilita acesso ao ensino superior a um conjunto de jovens e adultos, sujeitos de diversas realidades socioeconômicas, que têm suas vidas transformadas e, desse mesmo modo, atuam como transformadores a partir de suas formações.
Atualmente, em razão do contexto de pandemia, a Universidade Federal do Pará instituiu um Grupo de Trabalho sobre o Coronavírus e suas análises norteiam seus bandeiramentos e atividades, estando estas em ações remotas no momento. As Universidades brasileiras têm sentido os cortes orçamentários recorrentes, o que, de acordo com a Coordenação do CUNTINS, tem demandado de gestores articulação e diálogo cada vez mais com a gestão superior, mandatos parlamentares, parcerias com prefeituras e demais instituições e movimentos sociais.
Apesar de tantos desafios, a Universidade Federal do Pará segue com atividades de extrema importância para toda a comunidade, através de pesquisas em diversas áreas, campanhas solidárias como a "UFPA CONTRA A FOME: CIÊNCIA E SOLIDARIEDADE PELA VIDA" e outras ações no ensino e extensão. Neste ano também foram ofertadas mais de 420 novas vagas pelo Campus Universitário do Tocantins, o que representa para a gestão a necessidade de manter-se focada mais ainda na construção e defesa de uma sempre presente política de assistência e permanência estudantil.
"Mesmo diante de tantos desafios, é cada vez mais necessário que façamos a defesa de uma UFPA sempre pública, gratuita, de qualidade social e excelência". Comentou por fim a coordenação do Campus Universitário do Tocantins, que deverá ser sucedida no próximo dia 12 de junho, com a nova Coordenação eleita para o quadriênio 2021-2025.

Ouça a entrevista aqui: