Página inicial > Últimas Notícias > Coordenação eleita do Campus Universitário do Tocantins/Cametá reúne com o Senador da República Paulo Rocha

• Publicado: Sexta, 04 de Junho de 2021, 21h33
  • Última atualização em Sexta, 04 de Junho de 2021, 21h33
Na manhã de 24 de maio de 2021, o Senador Paulo Rocha recebeu em seu gabinete, em Belém do Pará, a Coordenação eleita do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Profa. Maria Lucilena Gonzaga Costa Tavares, assim como a Vice Coordenação eleita, Prof. Eraldo Souza do Carmo, com a presença do Coordenador do Campus, Prof. Doriedson Rodrigues, que realiza o processo de transição. Também esteve presente a Profa. Maria Luiza Rodrigues Faleiros Lima, docente da Faculdade de Língua Inglesa.
Na reunião, o Senador Paulo Rocha destacou o seu compromisso com a luta por uma sempre Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade Social, permitindo que mais jovens e adultos nela estejam presentes, muito contribuindo para isso a interiorização da interiorização da Universidade, também com seus Polos Universitários. Salientou ainda que sua luta tem buscado também recursos para a Universidade, a partir de emendas parlamentares, bem como a discussão e implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento regional.
A Coordenadora eleita, Profa. Lucilena Gonzaga, agradeceu o sempre apoio do Senador Paulo Rocha para com as necessidades e lutas da Universidade e dos povos e comunidades tradicionais do Baixo Tocantins, fortalecendo também a presença do Campus Universitário do Tocantins/Cametá na região, numa integração universidade, movimentos sociais e instituições desse território.
Prof. Eraldo Souza do Carmo, Vice-Coordenador eleito, salientou a importância do Campus Universitário do Tocantins/Cametá como elemento integrador no Baixo Tocantins, estabelecendo parcerias entre movimentos sociais e instituições, em prol da melhoria da qualidade de vida das pessoas da região, a partir de projetos voltados para as materialidades produtivas desse território, quer no campo das artes, da cadeia produtiva, da cultura, da economia, dentre outros aspectos.
O Coordenador do Campus, que realiza a transição, Prof. Doriedson Rodrigues, também agradeceu a acolhida do senador para com as necessidades das Universidades Públicas, com suas Unidades Regionais, como o Campus Universitário do Tocantins/Cametá, da Universidade Federal do Pará, com seus Polos Universitários de Mocajuba, Baião, Oeiras do Pará e Limoeiro do Ajuru, permitindo a realização de projetos que promovem o acesso de jovens e adultos ao ensino superior, bem como ações de pesquisa e extensão que contribuam para o fortalecimento de diferentes dimensões da vida do território do Baixo Tocantins.
Na ocasião, foi apresentado ao Senador Paulo Rocha o PROJETO DO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, importante ação para atividades de extensão do campus, bem como pesquisa, visando atender às necessidades dos municípios de Mocajuba, Baião, Limoeiro do Ajuru, Oeiras do Pará, Cametá, Igarapé-Miri, Abaetetuba, presentes no Baixo Tocantins, onde se encontra o Campus Universitário do Tocantins/Cametá-UFPA (CUNTINS/Cametá-UFPA).
Esse Centro tem como propósito, a partir de ações das faculdades, criar, subsidiar, apoiar e fortalecer projetos que promovam os mais diversos empreendimentos a serem desenvolvidos no Baixo Tocantins, dando suporte aos municípios nele integrados, contribuindo para com a qualidade de vida da população da região, no que diz respeito a projetos pautados a partir de investigações que melhor atendam o empreendedor e que, consequentemente, obtenha êxito nos negócios e nas atividades produtivas das comunidades locais, uma vez que as faculdades do CUNTINS dispõem de corpo técnico habilitado para a orientação e acompanhamento das propostas de desenvolvimento regional, tais como: agroecologia, agricultura familiar, cultivo e manejo de açaí entre outros, como ações de georreferenciamento, análise de solos e contribuição na cadeia produtiva da região do Baixo Tocantins.