Página inicial > Últimas Notícias > Coordenação eleita do Campus Universitário do Tocantins/Cametá reúne com gestão do Município de Cametá

• Publicado: Quarta, 12 de Maio de 2021, 12h48
  • Última atualização em Quarta, 12 de Maio de 2021, 12h48
Discutindo parcerias para o início do mandato, que inicia com a posse no mês de junho, a nova coordenação do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Profa. Maria Lucilena Gonzaga Costa Tavares, Coordenadora eleita, e Prof. Eraldo Souza do Carmo, Vice-Coordenador eleito, reuniram, na manhã de terça-feira, 11 de maio, com o Vice-Prefeito de Cametá, senhor Ênio de Carvalho, com a mediação do Coordenador do Campus, prof. Doriedson Rodrigues, que realiza o processo de transição. A reunião ocorreu na sala da Coordenação do Campus.

Durante a reunião, foram discutidas ações para a presença de novos cursos no Baixo Tocantins, bem como atividades de pesquisas e extensão envolvendo as duas instituições – Prefeitura de Cametá e Universidade Federal do Pará, por meio de seu Campus Universitário na região.

Prof. Doriedson Rodrigues expôs que os termos de cooperação entre as duas instituições, tanto na área de estágio como os relacionados à extensão e pesquisa, em sentido mais amplo, já foram encaminhados à administração superior da Universidade, para análise e assinatura do Reitor, de modo a serem, em seguida, assinados pela gestão municipal. “São parcerias importantes para o fortalecimento de uma Universidade sempre atuante no Baixo Tocantins, corroborando para o processo de melhoria da qualidade de vida na região, garantindo o acesso à formação superior, à ciência e às humanidades a partir de uma Universidade Pública, Gratuita e com forte impacto social”, destacou Prof. Doriedson Rodrigues.

A Coordenadora eleita, Profa. Maria Lucilena Gonzaga Costa Tavares, destacou que "a parceria estabelecida entre a gestão municipal e a Coordenação do Campus Universitário do Tocantins reitera interesses comuns em favor da melhoria da qualidade de vida na região. Em tempos de crise econômica e sanitária é de extrema importância que as instituições se unam no planejamento e na execução de projetos que contemplem as populações na sua totalidade e o Cuntins apoia o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão que fortaleçam ainda mais o Baixo Tocantins. Nesse sentido, o Campus está de portas abertas para o diálogo e parcerias com os gestores municipais que visem ao protagonismo da nossa região perante o Estado, pautando-se sempre em uma educação pública, de qualidade e com compromisso social".

Para o Prof. Eraldo Souza do Carmo, Vice-Coordenador eleito, “a retomada das parcerias com a gestão municipal é de extrema importância para o fortalecimento das ações na área da educação, cultura, saúde, meio ambiente, turismo e agricultura. Este campus tem um histórico de parcerias com as prefeituras; atualmente podemos contribuir ainda mais com Cametá tendo em vista nossa capacidade técnica a partir de nossos dez cursos. Nossa gestão continuará prezando por essas parcerias e a primeira reunião com o vice-prefeito, Ênio Carvalho, é a sinalização que vamos prezar por essa reciprocidade institucional”.

O Vice-Prefeito, senhor Ênio de Carvalho, a partir dos projetos e programas de ensino, pesquisa e extensão da universidade, acolheu as demandas do Campus para futuras parcerias, apresentando o que a gestão Victor Cassiano e Ênio de Carvalho pensa para o desenvolvimento do município e da região. Para o Vice-Prefeito, “[...] ao longo de ambas as gestões, do campus e da prefeitura do município, realizaremos muitos projetos juntos. E saúdo a coordenação eleita no último processo eleitoral da comunidade acadêmica”.

A partir da reunião, foram estabelecidas mediações para a luta por novos cursos, cessão de espaços para ações de internacionalização do Campus, assim como para atividades de formação, estágios, pesquisa e extensão, considerando também demandas do executivo municipal, envolvendo graduação e pós-graduação, por exemplo, no campo cultural e na área de saúde, pensando no fortalecimento da integração na região do Baixo Tocantins.