Página inicial > Laboratórios > Laboratório Prootma

Laboratório Prootma

Publicado: Segunda, 01 de Maio de 2017, 23h39 | Última atualização em Terça, 09 de Maio de 2017, 20h06 | Acessos: 10387

O Laboratório do Programa de Ordenamento Territorial e em Meio Ambiente (PROOTMA) do Campus Universitário do Tocantins/Cametá se propõe a integrar dados de resultados de pesquisas no âmbito do Campus Universitário do Tocantins/Cametá de docentes de vários cursos a partir da construção de um banco de dados Georreferenciados. Os dados levantados pelas pesquisas desenvolvidas na área das ciências ambientais e afins de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, especialização e mestrado ou trabalhos de campos de atividades curriculares dos cursos são sistematizados, organizados e analisados a partir de Sistema de Informação Geográfica (SIG), utilizando programas computacionais de software livre de Geoprocessamento.

A integração e transformação dos dados primários e Georreferenciados através das tecnologias de SIG possibilita a construção de produtos cartográficos em escala local e indicadores socioespaciais para políticas públicas de ordenamentos territorial e ambiental na região Amazônica. Os tipos de dados a integrar os diferentes projetos de pesquisa e os locais selecionados são definidos de acordo com levantamentos de demandas realizados nos municípios que integram a Amazônia Tocantina paraense através de procedimentos da Cartografia Social. O programa visa potencializar as atividades de pesquisa desenvolvidas por docentes do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, da UFPA, em diálogo com entidades, empresas, comunidades e organizações sociais tanto em vista da ampliação, aprofundamento e consolidação da pesquisa na área ambiental, quanto no sentido da formação e qualificação de quadros técnicos para gestão de recursos e territórios da região.

Responsável pelo Laboratório

Edir Augusto Dias Pereira

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8073664444803317

Técnico do Laboratório

Prof. MSc. Welington Moraes (Faculdade de Geografia)

Bolsistas em atuação no Laboratório

Letícia Santos Furtado (PIBIC Interior)
Discente do curso de Licenciatura em Pedagogia (Turma 2015- Intensivo) UFPA-Campus Cametá

Leonardo Crísthian Pompeu Wanzeler (Pibic Pro-Doutor)
Discente do curso de Licenciatura em Geografia (Turma 2015- intensivo) UFPA-Campus Cametá

Campus Universitário do Tocantins/Cametá
Complexo de Salas de Aula e Laboratórios
Trav. Pe. Antônio Franco, 2617 - Bairro da Matinha
CEP 68400-000    Cametá-PA

Telefones: (91) 3781-1182 / 99226-7156
E-mail: edirdias @ ufpa.br

Resumo das atividades desenvolvidas no Laboratório

1. Cursos de curta duração de formação na área do geoprocessamento e cartografia, através de Oficinas, para estudantes do campus, estudantes bolsistas dos projetos de pesquisa vinculados ao Laboratório e outros
2. Reuniões de professores pesquisadores e bolsistas, reuniões para orientação de Trabalhos Acadêmicos desenvolvidos no âmbito de disciplinas dos cursos e reuniões de estudo de grupos de pesquisas do campus.
3. Aulas práticas desenvolvidas a partir de disciplinas que exigem o uso de computadores, acesso à internet e uso de softwares livres de geoprocessamento dos cursos vinculados
4. Produção de mapas e pesquisa na internet para projetos de pesquisas, trabalhos acadêmicos, Trabalhos para apresentação em eventos acadêmicos e Trabalhos de Conclusão de Curso de estudantes dos cursos vinculados.

Objetivos e Metas

- Desenvolver a formação de estudantes de graduação para o uso de geotecnologias relacionadas ao Sistema Geográfico de Informação (SIG) voltado para o ordenamento territorial e ambiental.
- Auxiliar no desenvolvimento de atividades práticas de componentes curriculares dos cursos do campus que demandam o uso de geotecnologias para o ensino;
- Ofertar cursos de formação na área da cartografia e geoprocessamento para público interno e externo ao campus;
- Dá suporte à produção cartográfica relacionada a projetos de pesquisa e extensão de docentes e ao desenvolvimento de Trabalhos de Pesquisa dos estudantes dos cursos vinculados;
- Construir um banco de dados com informações georreferenciadas da região que impulsione o desenvolvimento de novas pesquisas e constitua indicadores para políticas públicas de ordenamento territorial e ambiental em escala local.

Unidades e docentes vinculados

1. Faculdade de Geografia: Prof. MSc. Rosivanderson Correa Baia, Prof. MSc. Welington Moraes, prof. MSc. Mario Júnior de Carvalho Arnaud e Prof. MSc. José Carlos Cordovil.
2. Faculdade de Agronomia: Prof. Dr. Rafael Coelho Ribeiro e Profª Drª Kelli Garboza da Costa.
3. Faculdade de Ciências: Profª Drª Andreza de Lourdes Souza Gomes
4. Faculdade de Educação do Campo: Prof. MSc. Enivaldo Monteiro.
5. Faculdade de Linguagem: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues.
6. Faculdade de Educação: Prof. Dr. Edir Augusto Dias Pereira.