Coordenação eleita do Campus Universitário do Tocantins/Cametá reúne com Reitor da Universidade Federal do Pará

• Publicado: Quarta, 12 de Maio de 2021, 12h50
  • Última atualização em Quarta, 12 de Maio de 2021, 12h50
A Coordenação eleita do Campus Universitário do Tocantins/Cametá-UFPA, Profa. Dra. Maria Lucilena Gonzaga Costa Tavares, reuniu com o Reitor da Universidade Federal do Pará, Prof. Dr. Emmanuel Tourinho, na manhã de 06 de maio de 2021, no gabinete da Reitoria, com a presença do Coordenador do Campus, Prof. Dr. Doriedson Rodrigues, cujo mandato, assim como o do vice coordenador Prof. Adalberto Portilho, encerra no mês de junho.

Profa. Dra. Maria Lucilena Gonzaga Costa Tavares, Coordenadora, e Prof. Dr. Eraldo Souza do Carmo, Vice Coordenador, foram eleitos pela Comunidade Acadêmica no mês de abril, com o resultado da eleição homologado pelo Conselho do Campus em reunião extraordinária no dia 03 de maio de 2021.

Na reunião, o Reitor, Prof. Dr. Emmanuel Zagury Tourinho, manifestou o compromisso com o fortalecimento do Campus Universitário do Tocantins/Cametá-UFPA e seus Polos Universitários, a partir de ações de pesquisa, ensino e extensão, focando numa Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade Social.

Para a Profa. Dra. Lucilena Gonzaga, o processo de transição da coordenação do Prof. Dr. Doriedson Rodrigues oportuniza melhor compreensão acerca dos trâmites da gestão do Campus Universitário do Tocantins; e nesse sentido, também o diálogo com a administração superior é de suma importância para a consolidação de um projeto constituído pela comunidade acadêmica do Cuntins.

Segundo a coordenadora eleita,  Profa. Lucilena Gonzaga, "A partir da unidade Ensino, Pesquisa e Extensão pretendemos fortalecer ainda mais o Cuntins. Em relação ao Ensino, temos a possibilidade de ofertar novos cursos para a sede e/ou os polos, seja de forma flexibilizada, por meio de parcerias com outros campi, como já acontece com o Campus de Breves e Abaetetuba, seja pelo Projeto FormaPará, em parceria com o governo do estado, ou a partir de novas demandas apresentadas à administração superior".

Profa. Lucilena Gonzaga ainda salienta: "No que diz respeito à Pesquisa, o Cuntins está ofertando, gratuitamente, especializações, a fim de potencializar o conhecimento dos nossos egressos para que tenham mais possibilidade de acesso à pesquisa, bem como ao mercado de trabalho. Também estamos nos empenhando à aprovação de mais um Programa de Pós-graduação, na área de Letras, e mantendo diálogos com outros programas para a oferta de turmas destinadas à formação de pesquisadores da região do Baixo Tocantins, além de estarmos na expectativa do Ppgeduc alcançar um conceito considerável para a concessão do Programa de Doutorado".

E finaliza a coordenadora eleita: "Nossa perspectiva em relação à Extensão é pautarmos ações que contemplem as necessidades e peculiaridades da região, a partir de projetos desenvolvidos não apenas na sede do Campus, mas principalmente nos espaços dos nossos quatro polos e que atendam às áreas rurais, ribeirinhas, extrativistas, quilombolas, campesinas, para que os povos das águas e das florestas possam se sentir pertencentes e atendidos mais ainda pelo Cuntins, que é um patrimônio de todo o Baixo Tocantins".

Prof. Dr. Eraldo do Carmo Souza destaca que “a confiança da comunidade acadêmica (docentes, discente e técnicos) e da comunidade externa deposita em nossa chapa foi importantíssima. Agora temos a tarefa de retribuir esta confiança nos empenhando para construir uma gestão democrática, inclusiva e diversa, ouvindo e dialogando com todas as vozes que constituem este campus na região Tocantina”. Para o Professor, “Temos a tarefa de continuar lutando para o fortalecimento do CUNTINS com as ações de extensão, pesquisa e ensino. Isto perpassa pelo fortalecimento de nossos polos universitários, seja ampliando suas estruturas para a garantia da qualidade do ensino e oferta de cursos e também buscar novos cursos para o campus, bem como trabalharmos para aprovação de novos cursos de mestrados nos próximos anos, além alcançarmos o doutorado por meio do PPGEDUC”.

Ainda segundo o Prof. Eraldo Souza do Carmo, “Mesmo reconhecendo a crise sanitária que estamos vivendo, os cortes de recursos financeiros das universidades, não podemos perder a perspectiva de nosso campus seguir avançando nessa região para que a nossa juventude continue tendo oportunidade de acessar a universidade pública. Até porque a educação é sempre um processo de luta para que direitos sejam assegurados. Eu e a profa. Lucilena estamos comprometidos, a partir do CUNTINS, em contribuir com a gestão superior por uma universidade cada vez mais inclusiva, plural e diversa, por todas as vozes”.

Prof. Dr. Doriedson Rodrigues vem realizando o processo de transição, colocando à nova coordenação, com posse prevista para o dia 10 de junho, as informações necessárias para as atividades de gestão. "São colegas e amigos professores comprometidos com o fortalecimento da Universidade Federal do Pará na região, a partir do Campus Universitário do Tocantins/Cametá-UFPA e os Polos Universitários de Mocajuba, Baião, Limoeiro do Ajuru e Oeiras do Pará. Profa. Lucilena Gonzaga e Prof. Eraldo Souza do Carmo têm forte inserção regional, nacional, internacional e compromisso com os movimentos sociais, voltados para uma gestão democrática, plural, humanista e ligada à vida do Baixo Tocantins".