Página inicial > Últimas Notícias > Parceria com SEMED Cametá para Realização de Curso de Formação para Educação Escolar Quilombola

• Publicado: Segunda, 23 de Agosto de 2021, 12h38
  • Última atualização em Segunda, 23 de Agosto de 2021, 12h38

Hoje, 20 de agosto, estivemos pela manhã reunidos com a equipe gestora da SEMED-Cametá para planejarmos um curso de formação para docentes da rede pública municipal de ensino que atuam em escolas quilombolas do município.

O curso de formação constitui parte da atividade do projeto de pesquisa e extensão: “Cartografia Social e Práticas Educativas: Memória e Identidade em Comunidades Remanescentes de Quilombos da Amazônia Tocantina”, coord. pelo prof. Dr. Edir Augusto Dias Pereira, vinculado a Faculdade de Educação do Campus Universitário do Tocantins Cametá – UFPA.

Além da Secretária Municipal de Educação de Cametá e a Divisão de Educação Do/No Campo da SEMED, esteve presente o prof. Dr. Adalberto Portilho Costa (FAED-UFPA-Cametá), na condição de integrante da Equipe do Projeto. O qual também na oportunidade conversou sobre o projeto Residência Pedagógica, o qual coordena, com a Secretária e a Equipe gestora.

Agradecemos a toda equipe da SEMED pelo interesse e empenho nesta parceria para construirmos uma melhor educação escolar quilombola em Cametá. A reunião de trabalho foi muito produtiva e esperamos poder contribuir para a construção de propostas curriculares sintonizadas com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica em Cametá.

Em breve estaremos divulgando as atividades do curso de formação que elaboraremos juntamente com a equipe técnica da SEMED, educadore/as de escolas quilombolas e também com as organizações e movimentos sociais quilombolas de Cametá.

O projeto, que abrange os municípios de Baião e Mocajuba (onde já começamos a formação com a equipe da SEMEC), conta com parcerias com docentes de outras Faculdade do Campus: Faculdade de História, Faculdade de Educação do Campo e Faculdade de Geografia, com apoio do GEPERUAZ e Fórum Paraense de Educação do Campo, das Águas e das Florestas (FEPEC) e participação de docentes do Campus da UFPA de Abaetetuba, da PUC-Rio e Universidade Federal de Rondônia.

Agradecemos a toda Equipe da SEMED-Cametá em nome da Secretária Municipal de Educação, Patrícia do S. B. Medeiro.

“É com quilombola que se faz um Brasil Novo!”