Página inicial > Últimas Notícias > "Universidade e Trabalho no Brasil - A formação do trabalhador amazônida em foco" em breve lançamento

• Publicado: Terça, 26 de Janeiro de 2021, 18h48
  • Última atualização em Terça, 26 de Janeiro de 2021, 18h48

"Universidade e Trabalho no Brasil - A formação do trabalhador amazônida em foco", em breve lançamento, é livro organizado pelos professores João Batista do Carmo Silva e Gilmar Pereira da Silva (Vice-Reitor da Universidade Federal do Pará), docentes do Campus Universitário do Tocantins/Cametá-UFPA.

O livro reúne 07 trabalhos, resultados de investigação científica. O prefácio é do Prof. Dr. Emmanuel Zagury Tourinho, Reitor da Universidade Federal do Pará.

Leitura importante para se compreender a Universidade e seus campi e polos no contexto amazônico, como um projeto de civilização.

"Um dos poucos consensos nacionais, a necessária qualificação do sistema educacional brasileiro, requer o compromisso de muitos, o trabalho de um amplo leque de profissionais, atuantes em todos os níveis de formação, além de um novo padrão de financiamento público. A instituição universitária, em particular a universidade pública, integra o elenco de atores fundamentais para a esperada transformação, com múltiplas funções: formar educadores, produzir conhecimento e tecnologias para o incremento do processo educacional e estabelecer relações que permitam ampliar o impacto no mundo não acadêmico de suas principais realizações. Pela eficiência com que têm cumprido tais funções, no curto tempo de existência, as universidades públicas brasileiras têm acumulado amplo reconhecimento social, ao passo que lidam com uma intensa coleção de demandas no campo da promoção da cidadania".
(...)
(Trecho do Prefácio - Prof. Dr. Emmanuel Zagury Tourinho)

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................11