Página inicial > Últimas Notícias > Campus Universitário do Tocantins/Cametá-Universidade Federal do Pará organiza debate com candidatos a Prefeito do Município de Cametá

• Publicado: Terça, 03 de Novembro de 2020, 18h50
  • Última atualização em Terça, 03 de Novembro de 2020, 18h50

O Campus Universitário do Tocantins/Cametá, por meio da Coordenação de Extensão, da Coordenação de Pesquisa e Docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC), realizará debate exclusivamente com candidatos a Prefeito do Município de Cametá no dia 10 de novembro de 2020, a partir das 18h.
O debate ocorrerá em área federal, no Auditório Alberto Mocbel do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, a partir do qual será gerada a transmissão por meio da página do Facebook do Campus -https://www.facebook.com/ufpacameta - e pelo Youtube.
A mediação será realizada pelo Prof. Dr. Carlos Alberto Maciel, docente da Universidade Federal do Pará, ligado à Pró-Reitoria de Extensão, com sede em Belém, mantendo-se o princípio da isenção e imparcialidade.
As chapas que pleiteiam o executivo municipal foram convidadas para uma primeira reunião no dia 22 de outubro de 2020, quando foi apresentada a minuta com regras para o debate. A minuta foi encaminhada para todas as chapas (A coligação/partido PRTB não foi encontrada para recebimento de convite, tratando-se de candidatura, todavia, indeferida pela Justiça Eleitoral), que a receberam para se posicionarem. E numa segunda reunião, realizada no dia 29 de outubro, foram aprovadas as considerações normativas para o debate.
A coligação Cuidando de Cametá de Ponta a Ponta e a coligação Pra Frente com a Força do Povo, presentes na reunião do dia 29 de outubro de 2020, já confirmaram presença no debate com seus respectivos candidatos a prefeito de Cametá, a partir das regras estabelecidas. A coligação Cametá no Rumo Certo encaminhou, para a segunda reunião, algumas sugestões para o debate, que já foram objeto de apreciação.
A Diocese de Cametá e OAB/Subseção Cametá já manifestaram interesse pela participação no debate. Justiça Eleitoral e Promotoria Eleitoral também foram convidados para as reuniões, bem como empresas de jornalismo presentes no município, como Direção da TV Tocantina, Direção da Rádio Aldeia FM, Direção da Rádio Cametá FM, Direção da TV Record. Setor de Segurança da Universidade foi acionado para acompanhar o território onde ocorrerá esse grande evento de democracia.
Durante o debate, haverá uma Comissão de Análise de Direito de Resposta, a fim de apreciar pedidos dessa natureza. Presencialmente, a plateia será constituída pelos membros da comissão organizadora do debate, ligados à Universidade, assim como representante da OAB-SEÇÃO CAMETÁ, representante da DIOCESE, representante da Justiça Eleitoral, imprensa – até dois representantes, até cinco representantes de cada candidatura.
Por meio do debate, o Campus Universitário do Tocantins/Cametá visa contribuir com o processo democrático no município de Cametá, buscando desenvolver “[...] o pensamento crítico e reflexivo [...]”, cooperando com “[...] o desenvolvimento regional, nacional e internacional, firmando-se como suporte técnico e científico de excelência no atendimento de serviços de interesse comunitário e das demandas sociopolíticos e culturais para uma Amazônia economicamente viável, ambientalmente segura e socialmente justa", conforme prevê o Regimento do Campus.