Página inicial > Últimas Notícias > Campus Universitário do Tocantins/Cametá, por meio da Coordenação de Extensão, realiza ação solidária junto à Comunidade Ribeirinha do Baixo Tocantins

• Publicado: Segunda, 11 de Maio de 2020, 16h10
  • Última atualização em Segunda, 11 de Maio de 2020, 16h10

No sábado, 09 de maio,véspera do dia das mães, 20 cestas básicas foram entregues para as mães da localidade de Mapiraí de Baixo, em Cametá-Pará, setor de ilhas, que estão passando por situação de vulnerabilidade também financeira.

A localidade de Mapiraí de Baixo está localizada nas margens do Rio Tocantins, com uma população de aproximadamente 140 (cento e quarenta) famílias. Em junho de 2019, a comunidade de Mapiraí de Baixo protagonizou, junto com o Campus Universitário do Tocantins/Cametá e sua Faculdade de Educação do Campo, o V Seminário Integrador LEDOC em conjunto com o I Seminário dos Ribeirinhos de Cametá.

Mas a campanha permanecerá por mais meses, posto que região do Baixo Tocantins tem mais de 50% da população dos seus municípios com domicílios apresentando rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa, como Cametá, com 55.4% da população nessas condições, Baião, com 52% da população nessas condições, Mocajuba, com 54.3% da população nessas condições, Limoeiro do Ajuru, com 58.6% da população nessas condições, Oeiras do Pará, com 53.1% da população nessas condições, Igarapé-Miri, com 55.3% da população nessas condições, conforme dados de 2017 (IBGE).

São populações, homens e mulheres, crianças, jovens, adultos, comunidades ribeirinhas, quilombolas, extrativistas, povos das águas e das florestas, que precisam da atuação do estado brasileiro mais ainda para poder sobreviver/viver nesse contexto de pandemia por coronavírus, principalmente diante do contexto de intensificação do coronavírus na região.

Profa. Lucilena Gonzaga, Coordenação de Extensão do Campus, agradece a cada colaborador e a cada colaboradora, destacando que, sem a solidariedade de cada um e cada uma, essa ação não seria possível. Enfatiza também que a ação continua, com doações podendo ainda serem feitas, pois o contexto da pandemia e do pós-pandemia continuam a existir! Destaca que ainda há cestas para serem distribuídas a outras comunidades, devendo ser feito em tempo oportuno, abrangendo também o setor de estradas.

A Coordenação do Campus Universitário do Tocantins/Cametá e sua Coordenação de Extensão expressam gratidão a todos e todas que estão contribuindo com a Campanha Solidária para arrecadação e doação de cestas básicas.