Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Produção de Máscaras no combate à pandemia: ação solidária na Amazônia
Início do conteúdo da página
Últimas noticias

Produção de Máscaras no combate à pandemia: ação solidária na Amazônia

  • Publicado: Segunda, 27 de Abril de 2020, 15h00
  • Última atualização em Segunda, 27 de Abril de 2020, 15h37

Dois docentes do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Faculdade de Educação, iniciaram, de suas casas, com cortes e costuras, ação solidária de produção de máscaras em combate aos avanços do coronavírus na região.

Aproximadamente 1.000 máscaras já foram produzidas. A região, constituídas por ilhas, vilas, comunidades ribeirinhas, extrativistas, quilombolas, agricultores, pescadores, trabalhadores informais, necessita de ações dessa natureza, que lhes permita se cuidar diante dessa pandemia. E as máscaras podem ajudar nesse sentido.

E a ideia é continuar a produção, desta feita com a ajuda solidária de quem puder contribuir com materiais.

Parabéns!, Professa Sueli Correa e Prof. Eraldo Souza, docentes da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC-UFPA-CUNTINS). Solidariedade faz parte de suas formações, enquanto humanos, enquanto também instituição, porque buscamos a defesa da vida, dos direitos humanos. Isso é práxis, enquanto atitude humana transformadora, como nos diria o filósofo Adolfo Vázquez.

Leia o texto abaixo e saiba como ajudar essa iniciativa. Comentário extraído de http://lapaoloni.blogspot.com/2020/04/como-dar-abraco-protecao-e-esperanca-em.html

"Como dar abraço, proteção e esperança em tempos de coronavírus. Casal de professores de Cametá dá a letra!

Hoje é Domingo de Páscoa, 12 de abril de 2020, celebrada junto com a pandemia. Páscoa de celebração na quietude de casa, coração apertado, muita gente querida distante, em meio ao turbilhão das notícias de pessoas adoecidas, de mortes pela Covid-19, o coronavírus, do acerto de muitos governadores de estados e da insanidade assassina do governo federal.

O que salva em meio a tudo isso, o que dá um respiro de acalento, é a imensa rede de solidariedade que se constrói a partir de pessoas, sindicatos, associações, comunidades.

E como Páscoa é renascimento, ressurreição, esperança, vou contar pra vocês a história de Eraldo e Sueli, jovem casal de professores de Cametá.Pa, campus UFPA, que resolveu, sem cobrar nada, fazer uma arma contra o coronavírus, a máscara caseira. Para distribuir a quem mais precisa. Pedalando na velha máquina, já fizeram quase mil máscaras caseiras.
Cortando, costurando, higienizando, entregando, foi assim que Sueli e Eraldo encontraram um jeito de abraçar, dar carinho, proteger, estender a mão a quem precisa!

Duas realidades brasileiras: não tem teste suficiente e nem tem equipamentos de segurança, embora, há dez anos, o Brasil produzisse até submarinos. Mas um dos equipamentos, a máscara caseira, pode ajudar a não disseminar mais velozmente o coronavírus. Se em cada bairro, em cada município, pontos dessa rede forem se multiplicando, sei que venceremos a dor e o sobressalto que o coronavírus está causando. Eu confio na ação solidária. Nas décadas da minha vida e olhando pra história, o sindicalismo me ensina que a solidariedade efetiva é o que faz a diferença nas crises e nas guerras!

Então, quem quiser contribuir com o casal de professores de Cametá e ampliar a produção de máscaras, a conta é da Caixa

ag 1314 - operação 001
conta 28175-0
No Facebook, esta é a conta da Sueli. [...]"

registrado em:
Fim do conteúdo da página