Página inicial > Últimas Notícias > Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Rural e Inovação Sociotécnica (DRIS) apresenta projeto de pesquisa-ação a ser realizado em comunidade quilombola de Cametá

• Publicado: Segunda, 01 de Julho de 2019, 14h31
  • Última atualização em Segunda, 01 de Julho de 2019, 14h33

No último sábado, dia 29 de junho, o Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Rural e Inovação Sociotécnica (DRIS) realizou uma reunião na comunidade quilombola de Porto Alegre, no município de Cametá. A reunião, coordenada pelas professoras Monique Medeiros e Meirevalda Redig, do Campus do Tocantins-Cametá, teve como cerne a apresentação do projeto de pesquisa-ação “Tecnologia e Inovação Social na Amazônia Oriental: articulando produção e sustentabilidade na consolidação da agricultura familiar quilombola”. O projeto, aprovado pela Chamada CNPq/MCTIC/MDS - Tecnologia Social, no final do ano passado, tem como objetivo catalisar a construção social da tecnologia dos sistemas agroflorestais, a partir da análise e valorização de experiências locais, de famílias quilombolas, em quintais produtivos na Amazônia. Para tanto, conta com a parceria entre a UFPA e instituições como a Universidade do Estado do Pará (UEPA - Campus Cametá), o Instituto Federal do Pará (IFPA - Campus Cametá), a Associação Paraense de Apoio As Comunidades Carentes (APACC) e a Prefeitura Municipal de Cametá. A comunidade de Porto Alegre, uma das envolvidas no projeto, recebeu 23 pessoas, dentre bolsistas do projeto, discentes voluntários e docentes para a realização da reunião. Ressalta-se a participação dos pesquisadores: Natácia da Silva e Silva (Universidade do Estado do Pará – UEPA/Campus Cametá), Wanessa Shuelen Costa Araújo (Instituto Federal do Pará – IFPA/ Campus Cametá) e Fabio Carneiro Sterzelecki (Universidade Federal de Santa Catarina/ Centro de Ciências Agrárias - Florianópolis). Nessa oportunidade, os bolsistas Jefferson Martins e Dorivan Filho explicaram seus planos de ação nas etapas vindouras da proposta de pesquisa-ação. Também pode ser construído coletivamente um cronograma, indicativo da realização das próximas etapas de trabalhos: os processos de formação dos agricultores e agricultoras acerca dos Sistemas Agroflorestais (SAF) e da geração de renda a partir dos seus produtos e a edificação de unidades de experimentação em meio real dos SAF propriamente ditos. Para além, nessa reunião, foi possível expor as perspectivas e metas relacionadas a outros projetos correlacionados, em andamento na Comunidade. Os resultados iniciais de algumas pesquisas, inclusive, puderam ser restituídos à comunidade. A estudante do último semestre de agronomia, da UFPA – Campus Cametá, Patrícia Benedita Leão Siqueira, teve a oportunidade de entregar ao senhor Jocelino Soares Gonçalves, atual presidente da Associação Quilombola de Porto Alegre (ARQUIPA), os frutos de seus primeiros avanços de trabalho de conclusão de curso (TCC): um resumo expandido e um banner apresentados no IV Encontro Regional de Agroecologia Amazônico. O TCC em questão trata centralmente do envolvimento da juventude nas arenas sociais da ARQUIPA. Vale destacar que, para além deste trabalho, estão relacionados diretamente ao projeto: o TCC do estudante, também do último ano de agronomia da UFPA – Campus Cametá, Hilton Lucas Gonçalves Durão, cuja temática ressalta a etnobotânica de plantas medicinais na Comunidade Quilombola; e os trabalhos de extensão da estudante do terceiro ano de agronomia, Campus Cametá, Odenira Correa Dias, atualmente bolsista PIBEX-UFPA, trabalhos estes que enfatizam a importância do trabalho feminino nos quintais agroflorestais de Porto Alegre. Ainda no segundo semestre desse ano, serão somados a este conjunto de iniciativas quatro trabalhos de iniciação científica, provenientes do financiamento de duas bolsas PIBIC – UFPA e duas bolsas PIBIC – UEPA. As bolsas já aprovadas, serão coordenadas, respectivamente, pelas professoras Monique Medeiros e Natácia da Silva e Silva. Salienta-se a significância da realização do projeto, sobretudo, para construção social de novas tecnologias e troca e consolidação de conhecimentos, que inter-relacionam atores sociais de instituições de ensino superior e de Comunidades Rurais da Amazônia Tocantina.

Equipe do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Rural e Inovação Sociotécnica (DRIS) em reunião de apresentação de projeto de pesquisa-ação com a Comunidade Quilombola de Porto Alegre – Cametá.

Restituição de primeiros resultados de pesquisa da estudante Patrícia Benedita Leão Siqueira ao Senhor Jocelino Soares Gonçalves, atual presidente da Associação Quilombola de Porto Alegre (ARQUIPA).