Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Agronomia do Campus Cametá - UFPA realiza pesquisa e extensão articuladas em atividades desenvolvidas na Comunidade Quilombola de Porto Alegre/Cametá

• Publicado: Sexta, 05 de Outubro de 2018, 14h44
  • Última atualização em Sexta, 05 de Outubro de 2018, 14h44

No sábado, 29 de setembro, quinze estudantes, coordenados pelas docentes da Faculdade de Agronomia, Campus Universitário do Tocantins/Cametá – UFPA, Profa. Dra. Meirevalda Redig e Profa. Dra. Monique Medeiros, desenvolveram um conjunto de ações na Comunidade Quilombola de Porto Alegre, município de Cametá.

As ações, que tiveram como foco a formação de vinte agricultores em produção de mudas e sementes, estão vinculadas aos objetivos do projeto de extensão “Fortalecimento de práticas produtivas por agricultores familiares no Baixo Tocantins”, liderado pela Professora Meirevalda Redig, e do projeto de pesquisa-ação “Organizações Rurais, Agricultura Familiar Camponesa e a consolidação de Novidades Sociotécnicas no Baixo Tocantins”, coordenado pela Professora Monique Medeiros.

A escolha pela formação voltada à essa temática em específico foi indicada pelos agricultores(as) da comunidade envolvidos em um encontro posterior, ocorrido no mês de setembro. A formação contou com uma parte teórica e uma parte prática, as quais ressaltaram, dentre outros pontos, a importância do uso das sementes crioulas na segurança e soberania alimentar da Comunidade. A parte prática da formação envolveu agricultores(as), discentes e docentes na construção de uma horta comunitária, na Escola Municipal de Ensino Fundamental da Comunidade. A continuidade das ações de pesquisa e extensão está prevista ainda para o mês de outubro.

Comunidade Quilombola de Porto Alegre