Página inicial > Últimas Notícias > I Jornada da Saúde da UFPA Campus Cametá realizará atendimentos aos estudantes

I Jornada da Saúde da UFPA Campus Cametá realizará atendimentos aos estudantes

• Publicado: Segunda, 02 de Abril de 2018, 20h15
  • Última atualização em Quinta, 26 de Abril de 2018, 11h56

A fim de valorizar a saúde dos estudantes, irá ocorrer no dia 30 de abril a I Jornada da Saúde da UFPA, das 8h às 18h, no Campus Universitário do Baixo Tocantins em Cametá. As inscrições serão realizadas no momento do atendimento, sendo necessário apresentar o comprovante de matrícula. Os atendimentos ocorrerão em duas salas do prédio Professora Maria Cordeiro de Castro (salas antigas) da UFPA.

O objetivo da iniciativa é divulgar e disseminar conhecimentos relevantes sobre as doenças que acometem o coração dos moradores da região do Baixo Tocantins e com isso utilizar a comunidade acadêmica como elemento multiplicador dessas informações.

O evento é organizado pela professora colaboradora, farmacêutica, Mestre em Bioquímica, Isabela de Oliveira Carvalho; vice-diretora da Faculdade de Agronomia (FAGRO), Mariana Casari Parreira; e pelos estudantes de Agronomia da UFPA Campus Cametá: Elidineia Lima de Oliveira Mata e Vitor Barbosa da Costa.

Programação - Serão ofertados entre às 8h e 16h exames de Glicemia Capilar, Tipagem Sanguínea, Aferição de sinais vitais, procedimentos para avaliação (peso, altura e medidas) e orientação nutricional. Além de exames parasitológicos de fezes, com horário de entrega do material estipulado entre 8h e 11h e o resultado dos exames às 15h no Laboratório de Biologia.

Além dos serviços, o evento contará palestras que irão ocorrer no auditório de 16h às 18h com os temas:

1. "O que é Hipertensão Arterial, causas, sintomas e tratamento” (Railene Célia Baia de Alencar);
  2. “Diabetes: Um problema Mundial” (Sávilla Patrícia Sá de Lima);
  3. “Os tipos sanguíneos e a importância de ser doador de sangue” (Lorena Costa Vasconcelos dos Santos);
  4. “Parasitoses mais frequentes e suas implicações na saúde da população ribeirinha” (Márcio Nahum Lobo);
  5. “Noções básicas de primeiros socorros” (Isabela de Oliveira Carvalho).

INFORMATIVO
1. O material para exame parasitológico (exame de fezes) deverá ser entregue das 8h ás 10h.

LOCAL: segunda sala do prédio antigo.

ATENÇÃO: a amostra deve ser colhida, preferencialmente, pela manhã.

• O resultado será entregue a partir das 15h no laboratório de biologia.

2. Entre 8h e 16h serão realizados os exames e procedimentos:

• Glicemia capilar;
  • Tipagem sanguínea;
    Aferição de sinais vitais;
  • Procedimentos para avaliação nutricional (peso, altura, circunferência da cintura, circunferência do braço, dobra cutânea tricipital, dobra cutânea bicipital, dobra cutânea subescapular, dobra cutânea suprailíaca);
  • Orientação nutricional.