Página inicial > Últimas Notícias > Minicurso Estudos Amazônicos: origens e proposições de conteúdo programático para uma disciplina escolar

• Publicado: Quarta, 14 de Junho de 2017, 19h01
  • Última atualização em Quarta, 14 de Junho de 2017, 20h03

April 26, 2017

Stela Santana

Nos dias 06 e 13 de maio, no Campus Universitário do Tocantins da UFPa/Cametá, será ministrado pelos autores da coleção de livros didáticos Estudos Amazônicos, Luís Otávio V. Airoza e a Stela R. Santana.

estudos amazonicos

O minicurso contribuirá na formação continuada dos profissionais de educação que atuam ou almejam atuar como professores da disciplina Estudos Amazônicos nos anos finais do ensino fundamental. Criada a quase vinte anos, essa disciplina tem enfrentado algumas dificuldades como as ausências de: formação continuada específica para os professores; conteúdo programático mínimo entre as diversas redes de ensino e; de material didático específico na maioria absoluta dos municípios.

estudos amazonicos

As inscrições estão sendo realizadas nas Escolas E.M.E.F. General Osório e E.M.E.F Profa. Maria Nadir Figueira Valente, localizadas na cidade de Cametá. Caso você tenha interesse em levar esse minicurso para seu município entre em contato com os autores pelos telefones  (91)99155-6671 ou  pelo E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Dia 06/05/2017:

Primeiro Módulo (manhã, 9 às 12 h): discute a origem da disciplina escolar Estudos Amazônicos, suas condições de ensino (formação do professor, conteúdo programático e material didático) no Estado do Pará e no Município de Cametá;

Segundo Módulo (tarde, 15 às 19 h): apresenta o conteúdo do livro “As Marcas da Amazônia Antiga” (1º v.), que trata as informações sobre as diversas marcas que são encontradas atualmente na Amazônia e que são originárias das relações que no passado se estabeleceram entre os povos indígenas antigos e o ambiente amazônico no qual aprenderam a viver;

Dia 13/05/2017:

Terceiro Módulo (manhã, 9 às 12 h): apresenta o conteúdo do livro “Os Povos da Amazônia Colonial” (2º v.), que trata as informações sobre como os primeiros grupos humanos chegaram e se estabeleceram, organizaram-se e produziram as coisas necessárias à sua sobrevivência na região amazônica.

Quarto Módulo (tarde, 15 às 19 h): apresenta o conteúdo do livro “Os povos da Amazônia Colonial” (3º v.), que trata as informações sobre a natureza e as mudanças ocorridas na planície amazônica a partir da chegada do europeu e do processo de construção de uma sociedade resultante das culturas dos índios, brancos e negros.

Minicurso Estudos Amazônicos: no Campus Universitário do Tocantins - Cametá ocorreram o primeiro e segundo módulos no último sábado.

May 9, 2017

Stela Santana

No último sábado, dia 6 de maio, foram realizados o primeiro e o segundo módulos do Minicurso “Estudos amazônicos: Origens e proposição de conteúdo programático para uma disciplina escolar”, pela manhã ocorreu a abertura e módulo 1 pela professora Stela Santana e à tarde o módulo 2 pelo Prof. Dr. Luís Otávio Airoza. Contou com a presença do Prof. Dr. Doriedson Rodrigues, coordenador do Campus Universitário do Tocantins da UFPa/Cametá, que estendeu boas-vindas aos participantes e destacou a importância dessas iniciativas para educação no município. Prestigiou pessoalmente também o minicurso, a Profa. Marcia de Paula, diretora da EMEF Nadir F. Valente e seus professores Alda Maria dos Santos Souza; Eliana Miranda Moreira Monteiro; Fabrícia Jane Alfaia Rodrigues; Leila Tavares de Azevedo; Marcilene Gomes Corrêa; Rosi Cleide de Jesus Baia Corrêa; Silvia Rodrigues Moreira; Williani Serrão Ribeiro; partilharam dessa experiência também professores do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), Even Farias da Silva e, Geovan da Silva Araújo; profissionais da EMEF General Osório, EECM Prof. Osvaldina Munize; EMEF Noêmia Martin; EMEF Nazaré Peres; EMEF Santa Maria, os professores, Arlete Aragão Guimarães, Doris Barbosa Castro, Edson Luiz Martins Mocbel, Jeibson dos Anjos de Melo Ribeiro, Kleber Arnald Tavares, Maria de Lourdes Costa Oliveira, Marta Celeste de A. Caldas, Pedro Valmir Guimarães de Souza, Silvia Rodrigues Moreira e; de estudantes do campus, Ana Paula Nery Pereira, Dioclecio Sanches leão, Fernanda Pinto Barbosa, karlyane Mayra Brito Wanzeler e, Maria Nilda Gonçalves Nogueira. (Fotos: Márcia de Paula, Even Silva e Stela Santana).

Links:

Minicurso de Estudos Amazônicos - Folder