Espaço Tuíra do Campus Universitário do Tocantins/Cametá recebe revitalização e estrutura

• Publicado: Terça, 13 de Abril de 2021, 21h48
  • Última atualização em Terça, 13 de Abril de 2021, 21h48

O Espaço Tuíra, área de convivência do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, recebe revitalização e estrutura, a partir de recursos da administração superior já liberados, devendo a empresa contratada, que esteve no Campus no início de abril, realizar dois quiosques e o espaço com cobertura e estrutura para as ações socioculturais dos/das discentes.

Espaço Tuíra. Segundo a Profa. Dra. Tereza Cristina Ribeiro[1], que há alguns anos desenvolveu atividades docentes no Curso de História, o “Espaço Tuíra, no Campus Universitário do Tocantins/Cametá, nasceu da reflexão teórica e artística de estudantes da turma de História 2014, a partir da disciplina História Indígena e do Indigenismo no Brasil, quando ministrou disciplina como colaboradora, buscando trocas acadêmicas e experiências, em que o destaque foram textos de lideranças indígenas e pesquisadores que contam uma história em que o protagonismo cabe aos Povos Originários”.

Figura: Projeto de Quiosque

Ainda de acordo com a Profa. Cristina Ribeiro, “Ao organizarmos o seminário de encerramento, optamos por realizar fora da sala de aula, estendendo assim aquela experiência reflexiva para todo o campus. Com a autorização do Coordenador Doriedson Rodrigues, utilizamos o espaço entre a biblioteca e bloco de salas para que as equipes apresentassem os resultados de suas pesquisas: danças, plantas medicinais, gastronomia, etc., cujo eixo central era a valorização da cultura indígena. Foi isso que levou o estudante André Teles a criar um belíssimo desenho estampado na parede, a partir de uma citação do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, homenageando o protagonismo da liderança Tuíra Kaiapó. Foi uma ação coletiva inovadora que ofereceu à comunidade acadêmica reflexão e ação. E por isso mesmo, imprimiu muita força simbólica a este acontecimento histórico”.

Figura: Estrutura de Convivência

A partir de 2016, com o Movimento de Ocupação Estudantil que ocorreu no Brasil inteiro e consequentemente no Campus, o Tuíra também se tornou um espaço de luta e resistência. E hoje faz parte da identidade do Campus, constituindo-se um espaço de lazer e convivência, passando a ser utilizado por estudantes e visitantes do Campus.

Assim, no quando das atividades presenciais, os estudantes utilizam o espaço para se reunir, interagir, conviver. É espaço a potencializar as discussões políticas, culturais e sociais do movimento estudantil do Campus, em defesa e luta por seus direitos, em defesa de uma Universidade sempre pública, gratuita, plural, diversa, democrática e com qualidade social, com foco popular e integrada no Baixo Tocantins. É espaço de convivência, construção de experiências, afetos, companheirismos.

Texto: Coordenação do Campus Universitário do Tocantins/Cametá