Convidados do Café com Ciência do mês de junho expõem resultados de projetos de pesquisa.

• Publicado: Quinta, 02 de Julho de 2020, 14h22
  • Última atualização em Quinta, 02 de Julho de 2020, 14h22

No dia 15 de junho de 2020 o Café com Ciência, organizado pela Coordenação de Pesquisa, teve a participação do Prof. Dr. Fabrício Farias da Faculdade de Sistemas de Informação. Professor Fabrício é líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Programação Extrema (LABEX) que envolve o desenvolvimento de softwares para dispositivos móveis, sistemas embarcados e computação aplicada a telecomunicações. O Grupo tem como principais resultados artigos publicados em revistas com fatores de impacto superiores a 8, desenvolvimento de diversos softwares com diversos propósitos, e uma patente. O grupo envolve alunos de graduação, especialização e mestrado acadêmico. O projeto “Avaliando opções de backhaul e fronthaul para redes 5G” (Portaria No 79/2019 – CUNTINS) apresentado pelo Prof. Fabrício, envolve dois bolsistas de Iniciação Científica contemplados pela PROPESP. Período de execução do projeto entre agosto de 2019 e julho de 2020.

No dia 22 de junho de 2020 participação do Prof. Dr. Lincoln Carneiro da Faculdade de Educação do Campo, que também atua como professor permanente do Programa de Pós-graduação em Zoologia (MPEG/UFPA). Professor Lincoln é membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Sistemática Molecular, Filogeografia e Conservação de Organismos Neotropicais. O grupo contribui sistematicamente para o aprimoramento do conhecimento sobre a origem e evolução da fauna Neotropical, com especial ênfase para a região Amazônica. Possuem produção científica, direcionada principalmente a periódicos científicos internacionais especializados em biologia evolutiva e ornitologia. As atividades do grupo também influenciam políticas públicas conservacionistas, particularmente na Amazônia brasileira. O grupo envolve alunos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. O projeto “Diversidade e biogeografia das aves da área de endemismo Belém” (Portaria No 150/2018 – CUNTINS) apresentado pelo Prof. Lincoln, envolve uma bolsista de Iniciação Científica, com período de execução entre 2017 e 2019, financiado pela FAPESPA e pela PROPESP/UFPA através da concessão de bolsa.

No dia 29 de junho de 2020 participação do Prof. Dr. Ulisses Weyl da Faculdade de Sistemas de Informação, membro de Grupo de Pesquisa O Laboratório de Planejamento de Redes de Alto Desempenho (LPRAD), associado ao Instituto de Tecnologia (ITEC) da UFPA. O Grupo exerce atividades relacionadas com as diversas tecnologias de redes, identificando problemas que podem estar ocorrendo com essas redes, situações de uso inadequado, além de propor estratégias de melhorias para as mesmas. Desenvolve também atividades relacionadas com a tecnologia de TV Digital, desenvolvimento de software, infraestrutura de serviços de Internet. O Grupo conta com uma equipe de pesquisadores doutores, doutorandos, mestrandos e graduandos. Mantem parcerias com instituições públicas e privadas, tais como: CNPq, CAPES, SEDECT, FAPESPA, Prodepa, Eletronorte, Rede Celpa/Equatorial e Ericsson. O Projeto apresentado “Desenvolvimento de metodologia para planejamento de enlaces RoF em C-RAN para arquitetura 5G” (Portaria No 123/2018 – CUNTINS) foi realizado em 2018/2019. Resultados do projeto foram publicados em periódicos científicos com recursos do Programa de Apoio à Publicação Qualificada da PROPESP.