Grupo Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação de Surdos (GEPEES) do Campus Universitário do Tocantins/Cametá-UFPA lança projeto em Escola Municipal de Cametá

• Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2019, 20h14
  • Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2019, 20h21

Na manhã de13 de setembro, ocorreu a abertura do projeto intitulado "Cartografias da Educação de Surdos: Espaços para a Diferença na Escola", mais uma realização do grupo GEPEES (Grupo Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação de Surdos), coordenado pelo professor Ms. José Orlando Miranda, da Faculdade de Linguagem do Campus Universitário do Tocantins/Cametá-UFPA.

O projeto ocorre na E.M.E.F Santa Terezinha, localizada na cidade de Cametá, bairro Nova Cametá, com a duração de 01 ano.

Tem como objetivos realizar formações, palestras, oficinas para os professores e demais funcionários, fazenfo o acompanhamento dos alunos que apresentam surdez através de metodologias cartografias, que possibilitarão tecer caminhos para intervir nessa questão sócio-educacional. E, através disso, ter ações capazes de possibilitar a inclusão através do ensino da Língua Portuguesa nas competências de escrita e leitura para os alunos surdos como modalidade de L2.

O momento foi de emoção e vinculação de laços entre Universidade e Escola da Educação Básica, contanfo-se com o apoio e a presença do Coordenador do Campus, Prof.Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues, do Coordenador do Projeto, Prof.Ms.Orlando de Miranda, e Prof. Silvia de Lima, bem como com a colaboração da bolsista de extensão Wanessa Suely Cardoso Rodrigues, a ajuda da técnica colaborativa do projeto, Prof.Priscila Maciel Viana, contando ainda com a presença de toda a comunidade escolar da E.M.E.F Santa Terezinha, alunos, pais e funcionários, sendo representados na mesa de abertura pelo Diretor da Escola, Prof. Benedito Orivaldo Socorro, e a Coordenadora Pedagógica, Profa. Cleidiane Ramos de Barros.

Espera-se que no decorrer do projeto a inclusão torne-se mais ainda uma prática cotidiana da escola, buscando principalmente equidade e empatia entre todos, salienta o GEPEES.

Gepees