Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas noticias

Diálogo com políticos marca 29º Fórum dos Coordenadores dos Campi da UFPA

  • Publicado: Quarta, 24 de Maio de 2017, 18h33
  • Última atualização em Quinta, 25 de Maio de 2017, 12h43
  • Acessos: 2421

img-forum-dos-coordenadores-dos-campi-da-ufpa

A atuação da Universidade Federal do Pará (UFPA) no cenário político-econômico brasileiro, bem como o diálogo com atores políticos marcaram o 29º Fórum dos Coordenadores dos Campi da UFPA, realizado no Campus de Capanema, de 18 a 20 de maio. Além de todos os coordenadores de campi, estiveram presentes o reitor da Universidade, professor Emmanuel Zagury Tourinho; o vice-reitor, professor Gilmar Pereira da Silva; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Rômulo Simões Angélica; o pró-reitor de Ensino de Gradução, professor Edmar Tavares da Costa; a pró-reitora de Planejamento, Raquel Trindade Borges; o pró-reitor de Administração, João Cauby de Almeida Junior; a diretora do Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (Ciac), Julieta Cristina de Andrade Jatahy; e as equipes da Prefeitura do Campus e do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC).

Pela primeira vez, o Fórum está sob a coordenação de uma mulher, a professora Maria Ivonete Coutinho da Silva, do Campus de Altamira. Ela compôs a mesa de abertura do evento, cujo título foi “Gestão Superior e Universidade Multicampi: as estratégias políticas na atual conjuntura”. Ao lado da professora, estiveram o reitor Emmanuel Tourinho; o vice-reitor Gilmar Pereira; a coordenadora do Campus de Capanema, professora Rosa Helena Oliveira de Sousa; e o secretário do Fórum e coordenador do Campus de Cametá, professor Doriedson do Socorro Rodrigues.

 Desafios – Embora os recursos orçamentários da Universidade não tenham se ampliado, Emmanuel Tourinho explicou que, com pouco mais de seis meses de gestão acadêmica, foi possível ampliar significativamente a oferta de vagas na graduação e na pós-graduação. “Apesar do cenário adverso na política e na economia brasileira, a Universidade tem conseguido manter suas atividades”, disse.

Os gestores comentaram que espaços de discussão, a exemplo do Fórum dos Coordenadores, são estratégicos para trocar experiências e para fortal

img-desafios

img-internacionalizacao.png

img-ensino-medio-e-universidades

ecer argumentos que devem ser apresentados em espaços mais amplos de discussão. Para o reitor, é importante fortalecer o desenvolvimento da ciência na Amazônia brasileira, região em que a UFPA ocupa posição de liderança.

 Internacionalização – Ainda no primeiro dia de realização do Fórum dos Coordenadores, 18 de maio, houve a apresentação do professor Cláudio Fabian Szlafsztein, representando a Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer). Ele falou sobre os principais programas em que os estudantes podem conco

rrer a bolsas de estudo no exterior, a exemplo dos programas desenvolvidos no âmbito do Santander Universidades – o Bolsas Ibero-Americanas, o Top China e o Top Espanha. Para os estudantes de pós-graduação, há a possibilidade de participar pelo Erasmus Mundus.

 Todos os gestores concordaram que é preciso desenvolver estratégias para que os estudantes dos campi do interior consigam desenvolver habilidades em língua inglesa para ter condições de concorrer, de forma qualificada, a quaisquer editais de intercâmbio. A noite de quinta-feira, 18, encerrou-se com a explanação do diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), Marco Aurélio Capela, sobre a ampliação dos serviços de internet da UFPA.

Ensino Médio e Universidades – A sexta-feira, 19, concentrou o maior número de atividades do Fórum. Os dirigentes iniciaram as atividades discutindo as reformas do Ensino Médio, proposta pelo governo federal. Conforme explanação feita pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, a medida afeta não só o ensino básico em si, ofertado pela UFPA por meio da Escola de Aplicação, mas também o ensino das licenciaturas. Da mesma forma, a mudança para as escolas em tempo integral partem de uma ideia de aumento de carga horária, quando, na verdade, a concepção de ensino integral passa pela formação dos estudantes de maneira holística.

Os gestores concluíram que o controle pela formação do ensino médio representa uma forma de poder sobre os jovens e, por isso, há a disputa nesse território. A Universidade, nesse sentido, deve estar atenta para dialogar com os professores de ensino médio para resistir e propor alternativas ao cenário. Ainda na programação da manhã, os coordenadores dos campi reuniram-se com o deputado Airton Faleiro e com representantes da Prefeitura de Capanema, com o objetivo de pedir apoio para as ações da Universidade.

img-gestores

img-discussoes

img-img-valorizacao-extensionistas

img-avaliacao

Discussões – Durante a tarde e a noite de sexta-feira (19), o grupo prosseguiu com a agenda de painéis: a importância do Exame Nacional de Desempenho de Estudante (Enade), apresentado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA); a graduação e a pós-graduação dese

nvolvida no âmbito do Plano Nac

ional de Formação de Professores (Parfor); a implementação dos Planos de Desenvolvimento das Unidades Acadêmicas (PDU) das Unidades Acadêmicas Regionais em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI/UFPA), explanado pela Pro-Reitoria de Planejamento; e o fortalecimento da pós-graduação nos campi do interior, apresentado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

No sábado de manhã (20), as discussões foram sobre a valorização das ações extensionistas nos campi do interior e as políticas de assistência estudantil, no âmbito da Pró-Reitoria de Extensão e da Superintendência de Assistência Estudantil (Saest). A Prefeitura, com o painel sobre os serviços e os contratos de manutenção e de natureza continuada, encerrou as discussões do Fórum dos Coordenadores dos Campi da UFPA.

Avaliação – Para a coordenadora do Fórum, professora Maria Ivonete Coutinho da Silva, o balanço foi positivo: “Durante muito tempo, os campi do interior caracterizaram-se pela oferta de licenciaturas para formação de professores do ensino básico. Agora, estamos em outro momento. Os campi amadureceram e ampliaram a oferta de vagas, agora com a formação de profissionais para atuar no setor privado. A Universidade não pode se fechar em si mesma, mas sim estar atenta para dialogar com o setor produtivo e, também, com os entes políticos, pois são estes os responsáveis pela aprovação de leis que podem ajudar a Universidade a crescer”, comentou.

Para o vice-reitor Gilmar Pereira, o ponto alto do Fórum dos Coordenadores dos Campi da UFPA foi o debate estratégico a respeito das políticas de educação superior no Estado do Pará, com destaque para o papel da Universidade Federal do Pará.

 Altamira – A próxima edição do Fórum dos Coordenadores dos Campi da UFPA está prevista para o mês de setembro de 2017, no Campus de Altamira, por conta da realização da Feira Literária Internacional do Xingu (Flix). Com o tema “A outra margem do rio”, o evento objetiva valorizar a produção literária da Amazônia Paraense e a diversidade cultural da mesorregião do Xingu. A Flix irá homenagear o escritor Dom Erwin Krautler, Doutor Honoris Causa da UFPA; o autor Dalcídio de Jurandir; e a escritora paraense Lindanor Celina.

Texto: Thaís Braga – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Adolfo Lemos

Publicado em: 23.05.2017 18:00

Fonte: http://portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=12980

registrado em:
Fim do conteúdo da página