Página inicial > Concursos/PS > Especialização em Linguagem e Educação

Especialização em Linguagem e Educação

Publicado: Segunda, 08 de Maio de 2017, 01h38 | Última atualização em Quarta, 11 de Setembro de 2019, 18h53 | Acessos: 3352

ÁREA DE LETRAS/EDUCAÇÃO

Linguagem e Educação: uma abordagem textual, discursiva e variacionista

Faculdade responsável pelo curso: Linguagem (Letras Língua Portuguesa)
Coordenador:
Prof. MSc. Doriedson Rodrigues
Vice-Coordenadora: Prof. MSc. Odete da Cruz Mendes
Secretário: Prof. MSc. Rosivanderson Baia Correa

Período de vigência: 2007 a 2011
Carga horária: 360h.

Público-alvo: Docentes do Ensino Fundamental e Docentes do Ensino Médio, envolvidos, de um modo geral, com a educação básica.
Total de vagas: 60

Objetivo Geral: Intervir na realidade do ensino de língua materna na escola, voltando-se principalmente para a realidade rural da Amazônia Paraense
Objetivos Específicos:
Oportunizar reflexão sobre identidade e política linguística na Amazônia.
Oferecer subsídios para que o professor ligado a procesos de alfabetização e letramento reformule a sua prática pedagógica no que diz respeito à leitura, à produção e à recepção de textos.
Possibilitar maior compreensão do processo educacional, a partir de uma perspectiva sociointeracionista, com base nas teorias sobre o texto, discurso e variação.
Contribuir com a (re)definição do objeto de ensino-aprendizagem relacionado a questões de letramento, oportunizando ampliação de conhecimentos, revisão de conceitos e de procedimentos didático-pedagógicos.
Ampliar conhecimentos sobre teorias linguístico-sociais contemporâneas e sua aplicação a questões de letramento escolar e não escolar, a partir da realidade amazônica, à luz do materialismo histórico-dialético marxista.

Situação: Concluída.

Cartaz | Folder